Estudantes da rede estadual apresentam 87 trabalhos científicos e culturais

18 de outubro de 2010 - 14:06

Um sistema pioneiro desenvolvido por alunos da Escola de Educação Profissional Paulo Petrola, nas Goiabeiras, que torna automático qualquer processo eleitoral dentro das unidades de ensino é uma das 87 experiências de escolas estaduais da capital que integram a III Mostra de Ciências e Cultura. O evento será aberto nesta terça-feira, dia 19, às 18 horas, e prossegue até a quinta-feira, dia 21, das 14 às 21 horas, no Centro Cultural Dragão do Mar. Trata-se de uma iniciativa da Secretaria da Educação(Seduc), por meio da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza(Sefor).

 

Outro exemplo de trabalho científico inovador vem da Escola de Ensino Fundamental e Médio Paulo Freire, no Henrique Jorge. Os alunos construíram uma bolsa carregadora de celular. O equipamento possui um pêndulo que com o movimento do andar do aluno gera energia que é utilizada para carregar o telefone. Energia limpa e útil para manter o aparelho de celular ou de mp4 sempre carregado.

 

A Mostra quer estimular a investigação e o interesse pelo estudo das ciências e das manifestações artístico e culturais. Também objetiva estabelecer relações dinâmicas dos conhecimentos específicos das disciplinas dos Ensinos Fundamental e Médio.

 

Os projetos científicos estarão no espaço Ateliê e Área Verde. Lá o visitante encontrará trabalhos distribuídos nas seguintes categorias: Ciências da Natureza; Ciências Ambientais; Linguagens e Códigos; Ciências Humanas; Robótica Educacional. As apresentações da área cultural que abrangem a música, a poesia e a dança vão acontecer no Anfiteatro, das 17 às 21 horas.

 

Na quinta-feira, dia 21, às 19 horas, no Anfiteatro, haverá a premiação dos melhores projetos que estarão credenciados a participar da Feira Estadual de Ciências e Cultura que acontece no mês de dezembro.

 

18.10.2010

 

Assessoria de Imprensa da Seduc

Jacqueline Cavalcante – _jacquelinec@seduc.ce.gov.br / 3101-3972 ou 3957