Projeto de Exportação desenvolvido pelo Nutec rende prêmio inédito para o Brasil

21 de outubro de 2010 - 14:14

No Ceará, o Projeto da Apex-Brasil é desenvolvido pelo Nutec

 

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil  acaba de ganhar o TPO Networks Awards, prêmio de Melhor Agência de Promoção Comercial dos países em desenvolvimento. No Ceará o trabalho é realizado pelo Projeto Extensão Industrial Exportadora – Peiex coordenado e executado na Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará – Nutec.

 

O projeto objetiva incrementar a competitividade e promover a cultura exportadora empresarial, por meio de soluções técnico-gerenciais e tecnológicas, através dos seus 27 núcleos espalhados por todo o território brasileiro, oferecendo importante ferramenta de apoio às exportações, direcionadas à adequação da gestão empresarial e à melhoria dos processos.

 

O Peiex foi reconhecido como a melhor ação de capacitação de empresas para exportação do mundo, realizada em países em fase de desenvolvimento. Atualmente, o projeto capacita 5.300 micros, pequenas e médias empresas para a exportação e já apresenta vários casos de sucesso. O projeto consiste em disponibilizar para empresas, por meio de parcerias com universidades e com institutos de pesquisa, o trabalho de especialistas, que diagnosticam os principais problemas da empresa e sugerem medidas para que ela possa realizar exportações de modo mais eficiente.

 

No Ceará, o Peiex é realizado por meio de convênio entre a APEX-Brasil e o Nutec. Na primeira fase do projeto foram atendidas 226 empresas e 861 empresários. O sucesso desta parceria foi tão grande que o convênio foi renovado para a segunda fase até abril de 2011 com atendimento de 320 empresas, das quais 220 já estão inscritas e em atendimento.

 

Nesta quinta-feira (21), o coordenador nacional do Peiex, Tiago Terra, está no Ceará em um encontro com o Comitê Consultivo, na Federação das Indústrias do Estado do Ceará – Fiec, no auditório Luis Esteves às 8:30h.

 

21.10.2010

 

Assessoria de Imprensa do Nutec

Raquel Souza ( 85 3101.7624 – raquel@nutec.ce.gov.br )