Turismo: Pesquisa avalia percepção do destino Ceará

22 de outubro de 2010

A secretaria do Turismo do Ceará  (Setur) realiza, durante a Feira das Américas (Abav 2010) uma pesquisa qualitativa para avaliar a percepção e as expectativas de operadoras de viagem e agências de turismo nacionais e internacionais presentes na Feira, em relação ao destino Ceará. Entre os itens pesquisados, estão a avaliação das ações de marketing para promover o estado, as características associadas ao Ceará, quais os pacotes mais vendidos e quais as eventuais dificuldades que as agências e operadoras encontram na comercialização do destino. Também está sendo avaliada a expectativa do trade para a Copa de 2014, que terá Fortaleza como uma de suas sedes.

 

Além disso, estão sendo conduzidas pesquisas com o público em geral em locais de grande aglomeração da cidade do Rio de Janeiro, como aeroportos, shoppings e regiões centrais. “Nós queremos saber se as pessoas já visitaram o Ceará, como avaliaram nosso estado, o que elas esperam de uma viagem turística, quais os destinos que elas costumam visitar, e outras perguntas que nos ajudem a entender melhor como o público em geral está sendo impactado pelas ações de divulgação do estado”, diz o coordenador de Destinos e Produtos da Secretaria do Turismo, Valdo Mesquita.

 

Segundo o coordenador, o mesmo questionário já foi aplicado em São Paulo e o mesmo irá ocorrer nas cidades de Belo Horizonte, Recife, Belém e Brasília, capitais estratégicas para a Setur por estarem entre as maiores emissoras de turistas para o Ceará. “O objetivo é entender como o Ceará vem sendo avaliado tanto pelo trade quanto pelo turista”, diz Mesquita. “Com os resultados, vamos poder ter um diagnóstico do turismo no Ceará, que irá nortear as futuras  
ações de planejamento e marketing da Setur”, conclui.

 

22.10.2010

Assessoria de Imprensa da Setur

Carmen Inês (ascom.setur@setur.ce.gov.br / 85 3101.4661)