Arce fiscalizará qualidade da água servida aos romeiros

29 de outubro de 2010 - 14:15

Durante a Romaria de Finados, que acontece no período de 30 de outubro a 02 de novembro, em Juazeiro do Norte, no Cariri, a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará – Arce,  fiscalizará e acompanhará a situação dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário da Região. A ação objetiva aferir a qualidade dos serviços de saneamento básico prestados pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará – Cagece, aos milhares de fiéis que participam do evento religioso. Além de beneficiar diretamente aos romeiros , a população de Juazeiro também é agraciada pela iniciativa.
Ainda no mês de novembro, técnicos da Arce avaliarão a área comercial da Unidade de Negócio da Bacia do Parnaíba (16 a 19 de novembro), as condições técnico-operacionais e a qualidade de atendimento dos sistemas de mais seis localidades cearenses. As fiscalizações, com foco nos sistemas de abastecimento de água, se desenvolverão nos municípios de Catarina e Potengi ( 8 -12 de novembro), Itapipoca (16 a 19 de novembro) e Guaiúba e Acopiara (22 a 26 de novembro). Já em Quixadá (8 a 12 de novembro) e Acopiara (22 a 26 de novembro), os trabalhos serão voltados para os sistemas de esgotamento sanitário.
A Agência Reguladora, a fim garantir a eficácia das fiscalizações acerca dos serviços de abastecimento de água, sempre solicita, com antecedência, que a Cagece envie informações sobre:
-Relatórios de análise da situação operacional do sistema
-Registros de atendimento comercial, com dados consolidados de reclamações e pedidos de serviços;
-Croqui esquemático do sistema de abastecimento de água da região, com a relação de usuários não hidrometrados que tenham consumo maior que 20m³.
-Cronograma de limpeza e desinfecção dos reservatórios.
-E para viabilizar condições de esgotamento sanitário adequadas à população, os analistas de regulação da Arce verificam:
-Laudos do monitoramento da qualidade de esgoto afluente e efluente dos últimos doze meses;
-Cópias dos relatórios de ocorrências operacionais do sistema
-Dados relativos aos índices de cobertura e atendimento
-Croqui esquemático do Sistema de Esgotamento Sanitário.
Vale ressaltar que, 60 dias após a realização das inspeções nos sistemas, as cópias dos relatórios de fiscalização serão disponibilizadas no site da Arce ? www.arce.ce.gov.br.
29.10.2010 
Assessoria de Imprensa da ARCE
Angélica Martins (angelica.martins@arce.ce.gov.br / 85 3101.1020)