Congresso debate eficácia da Gestão Pública

3 de novembro de 2010 - 19:54

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), volta a realizar, neste ano, o Congresso Ceará Gestão Pública, iniciativa que já faz parte da agenda de eventos voltados para o debate do tema no País. A partir desta quinta-feira, dia 4, secretários estaduais, deputados, prefeitos, dirigentes e gestores, além de pesquisadores e estudantes da área de administração pública, estarão reunidos na Fábrica de Negócios, participando da terceira edição do evento. Palestrantes de renome nacional estão na programação, para apresentar e debater tendências e perspectivas, bem como falar das boas práticas que estão sendo disseminadas na gestão pública. O evento é realizado em parceria com a Escola de Gestão Pública do Estado.

 

A palestra de abertura do Congresso será proferida montanhista Rosier Alexandre. Cearense de Monsenhor Tabosa, Rosier ganhou fama ao se tornar o primeiro montanhista do Norte e Nordeste a escalar os 6.962 metros do Aconcágua, a maior montanha da Terra. Rosier foi também o pioneiro do Norte e Nordeste a escalar os 6.893 metros do maior vulcão da Terra, o Ojos Del Salado. O tema da sua palestra será “Sucesso – Talento ou Determinação”. O evento tem início às 8 horas, com credenciamento dos 600 participantes, e será encerrado no final da tarde desta sexta-feira, com o lançamento do livro “Gestão no Ceará”, uma coletânea dos trabalhos apresentados nas duas edições do Congresso Ceará Gestão Pública.  

 

Os temas do Congresso são Planejamento, Gestão de Pessoas, Modernização da Gestão e Tecnologia da Informação, a serem abordados por meio de palestras sobre como “A busca da excelência no serviço público”, “Governança por resultados”, “A jovem Mão de Obra da TI no Ceará” e “Agenda de Gestão – a experiência do Ceará”. Estão confirmados como palestrantes o engenheiro Mauro de Oliveira, líder do grupo de pesquisa Laboratório de Redes de Computadores, o professor Paulo Roberto Motta, doutor e mestre em Administração pela Universidade da Carolina do Norte (EUA) e o presidente Banco do Nordeste, Roberto Smith.  

 

A programação deste ano inclui, também, a segunda edição do Prêmio Ceará Gestão Pública, com a entrega dos troféus e certificados conforme a classificação das organizações participantes, definida pela comissão de juízes. O Prêmio representa uma das ações estratégicas do Núcleo Estadual do GesPública no Ceará. Sua finalidade é reconhecer e premiar as organizações públicas cearenses que assumem o compromisso de mudança e realizam autoavaliação de sua gestão continuamente. Criado com base no Prêmio Nacional da Gestão Pública, o Prêmio Ceará Gestão Pública mantém as características universais da gestão de excelência que o identifica com os modelos de gestão utilizados pelos setores público e privado.

 

Outra novidade na programação do Congresso Ceará Gestão Pública é o I Seminário de Boas Práticas da Gestão Municipal ? Compartilhando Experiências. O foco é identificar e apoiar as boas práticas de gestão das administrações municipais. Setenta e quatro trabalhos foram inscritos, mostrando ações inovadoras e eficientes das administrações municipais. Do total de inscrições, vinte e um trabalhos foram selecionados para serem apresentados no Seminário, disseminando novos modelos e práticas para o fortalecimento da gestão pública no Ceará.       

 

Desirée Mota acredita no êxito na terceira edição do Congresso

 

A ideia de promover o Congresso Ceará Gestão Pública surgiu em 2008, com foco voltado para a melhoria da gestão pública. No mesmo ano, o Governo do Estado realizou a primeira edição, abrindo espaço para incentivar a reflexão crítica sobre o tema no Ceará. O Congresso nascia para proporcionar o intercâmbio de conhecimentos e experiências em relação aos novos paradigmas da gestão pública, além de disseminar experiências exitosas das administrações municipais e de outros estados. O grande desafio era inserir o Ceará como um dos principais atores na cena nacional do debate em torno de temas focados na gestão pública.

 

Para a secretária do Planejamento e Gestão, Desirée Mota, o êxito da primeira edição do Congresso Ceará Gestão foi bastante gratificante para o Governo do Estado. Ao mesmo tempo, fez aumentar a responsabilidade e o compromisso da Seplag de planejar, organizar e promover o evento. “A exemplo das edições anteriores, reuniremos neste ano profissionais de larga experiência e conhecimento na temática do evento. Esperamos proporcionar aos convidados e participantes a oportunidade de um debate do mais alto nível, dentro dos objetivos de oferecer intercâmbio de conhecimentos e experiências, além de estimular a sintonia com os novos paradigmas da gestão pública e a produção de conhecimento sobre o tema”, afirmou a secretária Desirée Mota.

 

Mais de 1.100 participantes estiveram presentes nas edições de 2008 e 2009, confirmando a concretização do desafio inicial de fazer do Ceará um estado como referência no debate de temas relacionados à melhoria da gestão pública. A secretária Desirée Mota avalia que o sucesso do evento é resultado direto do envolvimento da equipe da própria Seplag, em todas as suas áreas, que acreditou no potencial de trabalho para enfrentar e vencer o desafio. “Neste ano, com a experiência das edições anteriores e a renovação do compromisso de todos, acreditamos no êxito do III Congresso Ceará Gestão Pública”, reforçou Desirée Mota.        

 

03.11.2010

Assessoria de Imprensa da Seplag

Luiz Pedro (luizpedro.neto@seplag.ce.gov.br / 85 3101.4508)