Detran valida inscrições da CNH popular na Regional IV e em Juazeiro e Iguatu

4 de novembro de 2010 - 18:59

Os moradores dos bairros Itaperi e Serrinha (da Secretaria Executiva Regional IV) estão sendo  atendidos pelo Detran, nesta semana (até sexta-feira, dia 5) e na próxima (de terça-feira, dia 09, a sexta-feira, 12), na Av. Dede Brasil, Nº 2555 (em frente a UECE) para validar a inscrição no Programa Carteira de Motorista Popular. O atendimento, por ordem de chegada, será das 8 às 20 horas.

 

O processo de validação da inscrição também ocorre em Juazeiro do Norte (na sede do Departamento Municipal de Trânsito – Demutran, na Avenida Beata Maria de Araújo, s/n, vizinho ao Romeirão) e em Iguatu (no Complexo de Ação Social ao Adolescente, na Rua 21 de abril s/n), também nesta semana, até sexta-feira, dia 5, e na próxima semana (de 09 a 12).

 

Em Fortaleza, da Regional IV já validaram sua inscrição os moradores da Vila União, Montese, Damas, Bom Futuro e Jardim América. Já foram atendidos os moradores das Regionais V, I, VI e III. Quando ficar concluído o processo na regional IV, o Detran fará a validação dos moradores dos bairros da Regional II (a última deste ano). O programa continuará nos próximos anos, pois não há prazo para ficar concluído, conforme a lei aprovada pela Assembleia Legislativa.

 

A validação é umas das primeiras etapas do processo de obtenção, de graça, da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categoria A (conduzir motocicleta). Será atendido quem fez o pré-cadastro pela página do Detran na Internet (www.detran.ce.gov.br).

 

A validação consta da entrega de originais e cópias da identidade, CPF e comprovante de residência no nome do cadastrado. Caso o comprovante esteja em nome de outra pessoa, o cadastrado terá de preencher um formulário específico, declarando residir naquele endereço e reconhecer firma em cartório. É necessário apresentar, também, os comprovantes do critério em que se cadastrou para ter direito à CNH Popular: ser beneficiário do Bolsa Família (pode ser o comprovante da Caixa Econômica do mais recente benefício); ter estudado há 12 meses ou estar estudando há 6 meses em escola pública (níveis fundamental, médio ou profissionalizante); ser egresso do sistema penal; ou ser portador de necessidade especial, em condição de conduzir moto.

 

Após a validação, os candidatos selecionados realizam exames médicos e psicotécnico, frequentam as aulas de legislação, com a realização do respectivo exame. Caso sejam aprovados, estarão aptos a frequentarem as aulas de prática de direção, após o que farão o respectivo exame. Em todo esse processo, os beneficiários não têm nenhuma despesa, sendo toda custeada pelo Governo do Estado.

 

Os candidatos que já fizeram a sua inscrição (pré cadastro) pela Internet (www.detran.ce.gov.br), perderam o prazo, deixaram de entregar algum documento comprobatório e/ou residem em bairros de Regionais já atendidas neste ano, terão de aguardar o retorno da unidade móvel ao seu bairro, após a conclusão de todas as Regionais.

 

04.11.2010 

Assessoria de Imprensa do Detran-CE

Paulo Ernesto Serpa (pauloernesto@detran.ce.gov.br / 85 3101.5813)