Programação ambiental da Semace contempla Oktoberfest em Guaramiranga

4 de novembro de 2010

Educação ambiental da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) estará presente na  Oktoberfest 2010, a ser realizado de 12 a 14 deste mês, no município de Guaramiranga. A autarquia, por meio de sua Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental (Codam), promoverá ações que visam a conscientização do público do evento, bem como da população da Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra de Baturité, para as questões sobre meio ambiente e a preservação da região.

 

A programação da Semace, que conta com o apoio da gerência da APA, terá início antes do evento. Nesta quinta-feira (04) e sexta-feira (05), técnicos da Codam ministrarão palestras ambientais e realizarão um concurso de redação com a temática “Guaramiranga: meio ambiente, meu ambiente”, no qual estudantes de escolas públicas do município participarão. O intuito é motivar os alunos a refletirem sobre a importância de preservar a região, em especial, a APA, gerida pela Semace. As redações premiadas serão divulgadas no domingo (14), durante o festival. Ao todo, 400 crianças participam das atividades.

 

Já no sábado (06), o dia será marcado pelo plantio simbólico de mudas no Campo de Batalha, zona rural de Guaramiranga. Na oportunidade, a ação será realizada por grupos formados também por estudantes das escolas públicas da região. Para o plantio, os alunos seguirão instruções e informações de técnicos da Codam.

 

Na quinta-feira (11), as técnicas da Codam, Eulália Aragão e Cristiane Aguiar, ministrarão palestra para colaboradores que vão trabalhar durante o evento. Na ocasião, as técnicas vão destacar a importância da reciclagem e da separação do lixo gerado no festival.

 

Para o evento, uma blitz ecológica também está prevista nas atividades da Semace. A ação, que ocorre na manhã do sábado (13), terá como objetivo mobilizar o público do festival com a distribuição gratuita de mudas de espécies nativas. O intuito é conscientizar a população para plantar e cultivar árvores e plantas na APA e em todo o Estado.

 

Encerrando a programação ambiental, a Semace promoverá no domingo (14) a premiação dos primeiros lugares no concurso de redação para alunos da rede pública da região. Durante o festival, a Semace se fará presente também com um estande montado próximo ao parque das trilhas. Na oportunidade, o público terá acesso a orientações sobre a autarquia, bem como suas atribuições. Além disso, serão distribuídos folders educativos, sacolas veiculares, jornais da instituição e mudas de espécies nativas.

 

A Oktoberfest Guaramiranga está indo para sua segunda edição como um dos maiores eventos indutores do turismo e da economia criativa sustentável no Ceará. Serão 19 dias de intensa programação até chegar nos três dias que celebram a maior festa da cerveja do Norte Nordeste, 12 a 14 de novembro. Esta é a segunda participação da Semace no evento.

 

Programação Ambiental da Semace no Oktoberfest Guaramiranga

Dia 04 e 05/11: Palestra nas escolas públicas e realização concurso de redação (9 horas às 11horas/13h30min às 15h30min)
Dia 06/11: Plantio de mudas na Campo de Batalha (8 horas)
Dia 11/11: Palestra com colaboradores do evento (9 horas e 11 horas/14 horas e 16 horas)
Dia 13/11: Blitz ecológica (9 horas)
Dia 14/11: Encerramento das atividades ambientais da Semace com premiação dos primeiros lugares do concurso de redação (9 horas)

 

04.11.2010

Assessoria de Imprensa da Semace

Ana Luzia Brito (comunicacao@semace.ce.gov.br / 85 3101.5554 – 8869.1146)