Conselho gestor da APA do Rio Pacoti se reúne em Eusébio

8 de novembro de 2010 - 17:58

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) realiza nesta terça-feira (9) uma reunião do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental do Rio Pacoti. As pautas a discutir são a minuta do regimento interno do conselho e a atualização do plano de manejo da APA. O evento será realizado na Câmara Municipal de Eusébio, a partir das 9 horas, e será aberto ao público. O conselho gestor é o meio pelo qual a comunidade local pode participar ativamente da gestão da unidade de conservação, garantido pela Lei 9985/2000.

 

Na última reunião do conselho gestor, foi exposta a situação de questões jurídicas relativas a empreendimentos que foram considerados irregulares por invadirem áreas de preservação integral e tiveram suas licenças revogadas. O gerente da APA, Thiago da Ponte, expôs documentos que dão validade aos decretos referentes à APA do rio Pacoti e os procuradores autárquicos da Semace detalharam o andamento dos processos.

 

Saiba mais

 

A APA do Rio Pacoti é uma unidade de conservação de uso sustentável, criada por meio do Decreto Nº 25.778/2000. A unidade abrange áreas dos municípios de Fortaleza, Eusébio e Aquiraz e foi criada para proteger os ecossistemas manguezal, dunas, mata de tabuleiro e ciliar presentes no entorno do rio. Além da riqueza desses recursos, é importante preservar a bacia do rio Pacoti para o abastecimento de água de Fortaleza. Inseridas nos limites da APA existem nove comunidades que sobrevivem diretamente da utilização de seus recursos naturais, basicamente de agricultura de subsistência, pesca e atividades ligadas ao turismo.

 

Serviço: Reunião do Conselho Gestor da APA do Rio Pacoti

A partir das 9 horas, na Sala de Plenária da Câmara Municipal de Eusébio – Av. Eduardo Sá, 50, Centro.

 

08.11.2010

Assessoria de Imprensa da Semace

Luanna Patrícia (comunicacao@semace.ce.gov.br / 85 3101.5554)