Ceará é destaque no setor de reciclagem

10 de novembro de 2010 - 19:59

O governador em exercício do Estado, Francisco Pinheiro, participou nesta quarta-feira (10.11) da abertura da Recicla Nordeste 2010, Feira de Reciclagem do Nordeste, no Centro de Convenções. A escolha do Ceará para sediar o evento se deu pela forte atuação do Estado no setor de reciclagem. “O homem está adquirindo a consciência de que o uso racional dos bens da natureza deve ser repensado. Os números apontam que nosso Estado está avançando rapidamente na questão da reciclagem e o Governo do Estado tem feito sua parte. Alcançar o desenvolver o Estado de forma sustentável tem sido uma das preocupação, um bom exemplo é a construção de projetos sustentáveis, como os parques eólicos”, exemplificou Pinheiro.

 

Segundo dados do Sindicato das Empresas de Reciclagem de Resíduos Sólidos Domésticos e Industriais no Estado do Ceará (Sindiverde), uma das empresas realizadoras do evento, o Ceará é o estado brasileiro que mais recicla. Os dados também apontam que 211 empresas trabalham com a reutilização de plástico no Ceará, movimentando cerca de R$ 39 milhões por mês e gerando cerca de 3.150 empregos diretos.

 

Durante seu discurso o Governador também destacou a preocupação do Governo Estadual em garantir que todos os municípios possuam aterro sanitário de qualidade. “Esse é um problema que afeta não só a população como todo o meio ambiente. Através de consórcios municipais vamos solucionar essa questão no Ceará”, explicou.

 

O Recicla Nordeste 2010 acontece até a próximo sábado (13.11), com exposições, palestras e a realização do Seminário de Reciclagem e Meio Ambiente. “Um dos objetivo é chamar a atenção da sociedade civil para a causa e despertar no setor empresarial a necessidade de capacitar seus funcionários”, destacou o presidente da Sindiverde, Marcos Augusto.

 

Câmara Setorial

 

Durante a programação do Reciclar 2010, a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) irá empossar os membros da Câmara Setorial, um órgão consultivo e que servirá de instrumento de interlocução entre o setor produtivo e o Governo do Estado. A finalidade da Câmara Setorial é apoiar e acompanhar projetos e ações, visando o desenvolvimento do setor de reciclagem.

 

10.11.2010

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3101.6247)