HGF realiza cirurgias de perda auditiva em crianças

11 de novembro de 2010 - 13:23

João Lucas tem  8 meses de vida. Ele nasceu no centro obstétrico do Hospital Geral de Fortaleza, HGF, no dia 1º de março de 2010. Por conta de apresentar alguns problemas de saúde, ele precisou ficar na UTI- Neonatal por um período de 1 mês e 9 dias. Após a alta hospitalar, ele passou a fazer o acompanhamento no ambulatório de Follow Up – serviço que faz o seguimento de bebês egressos da UTI Neo-Natal. Lá, passou por vários testes: o do olhinho, da orelhinha e ultrassom transfontanelar (cabeça). No 1º teste da orelhinha, o resultado foi negativo. O mesmo teste foi repetido por duas vezes com o mesmo resultado. A partir do resultado, não havia dúvida. A indicação era de prótese auditiva.

 

No último dia 29, João Lucas voltou ao setor de Otorrino do HGF para receber a prótese.  Em casa, a vida  de João Lucas já  mudou. A mãe, Jamille Vasconcelos, de apenas 16 anos, percebe os resultados. “Antes, ele nem se assustava com os barulhos. Hoje, ele olha quando a gente bate palma. Presta atenção quando eu converso”, afirma toda orgulhosa. “Ele às vezes quer arrancar fora o aparelho, mas eu tenho o maior cuidado. Tomara que ele se acostume logo.”

 

O HGF foi autorizado pelo Ministério da Saúde a incluir no Programa de Prótese Auditiva crianças de zero a 3 anos em maio do ano passado. A entrega das próteses  começou em novembro. De lá até outubro de 2010, 36 crianças de zero a 3 anos receberam o Aparelho de Amplificação Sonora Individual. João Lucas é o mais novo paciente atendido no programa, o que mostra a importância de acompanhar esses pacientes desde cedo. O serviço de Follow Up – Seguimento de Bebês – atende hoje cerca de 430 crianças no Hospital Geral de Fortaleza.

 

A equipe é formada por 3 pediatras, duas enfermeiras, uma terapeuta ocupacional, uma fisioterapeuta, uma fonoaudióloga e uma neuropediatra. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira pela manhã, das 7 horas às 12 horas e nas tardes de quarta-feira, de 13 horas às 16 horas.

 

11.11.2010

Assessoria de Imprensa do HGF

Gilda Barroso (gildabarroso@gmail.com / 85 3101.7086)