Curso de Atualização e Monitoramento de Gestão na Saúde terá início no próximo dia 16

12 de novembro de 2010 - 12:33

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), em parceria com a Escola de Saúde Pública (ESP), promove entre os dias 16 e 19 de novembro, o Curso de Atualização em Monitoramento e Avaliação em Modelos de Gestão da Administração Pública nos Serviços de Saúde. O objetivo é partilhar as experiências de gestão nos diversos modelos sugeridos pela legislação, dada a opção de gestores estaduais e municipais em desenvolver determinadas metodologias de gestão com vistas à promoção da qualidade nos serviços de saúde.

 

O curso será aberto às 8 horas do dia 16, no auditório Ciro Gomes, na sede da ESP, com uma saudação aos participantes pelo secretário estadual da Saúde, Arruda Bastos, que fará uma apresentação do PROEXMAES. Logo em seguida, às 8h30min, haverá uma Exposição Dialogada sobre “Princípios de monitoramento e avaliação face aos novos modelos de gerência em saúde”, tendo como conferencista Christian Mendez Alcântara, professor da Universidade Federal do Paraná.

 

A iniciativa tem como objetivo sensibilizar gestores e técnicos que atuam na Sesa, no Conselho de Secretarias e Secretários Municipais de Saúde e nos Consórcios Públicos de Saúde para a importância do monitoramento e avaliação nas unidades de saúde do órgão.

 

Serão disponibilizadas 40 vagas, destinadas aos profissionais de nível superior da Sesa, da ESP, dos Consórcios Públicos de Saúde e representantes do COSSEMS, com experiência em gestão de unidades/instituições de saúde.

 

A realização do Curso se justifica em função da gestão administrativa nos serviços de saúde do Sistema Único de Saúde, cuja proposta é adotar algumas modalidades de gestão em fase de implantação nos estados e municípios do Brasil, apresentando dessa forma uma demanda de formação e de necessidade de discutir os diversos modelos para seu efetivo planejamento, operacionalização e monitoramento.

 

O curso faz parte de uma das estratégias do Programa de Expansão e Melhoria da Assistência Especializada à Saúde do Ceará, em fase de implantação pela Sesa. O Programa visa o reordenamento da rede de saúde e a expansão e melhoria dos serviços de saúde ambulatoriais e hospitalares de média e alta complexidade nos municípios-pólos micro e macrorregionais, assegurando a intervenção, de grande parte, dos problemas de saúde que afetam a população cearense, sobretudo dos que mais necessitam de atenção dos poderes públicos.

 

Este Programa propõe a construção e equipamento de 39 unidades de saúde. São eles: o Hospital Regional Norte, em Sobral; o Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte; nove Policlínicas do Tipo II (localizadas em: Barbalha, Limoeiro do Norte, Caucaia, Crateús, Iguatu, Maracanaú, Quixadá, Sobral, Tianguá); 12 Policlínicas do Tipo I (localizadas em: Acaraú, Baturité, Pacajus, Russas, Tauá, Aracati, Brejo Santo, Camocim, Canindé, Iço, Itapipoca e Campos Sales); 16 Centros de Especialidades Odontológicas (localizados em Acaraú, Baturité, Brejo Santo, Camocim, Canindé, Caucaia, Crateús, Icó, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Pacajus, Quixeramobim, Russas e Ubajara).

 

12.11.2010

Assessoria de Imprensa da ESP-CE

Marcos Saudade (ascom@esp.ce.gov.br / 85 3101.1398)