SPAECE é aplicado nos 184 municípios cearenses

17 de novembro de 2010 - 13:17

Cerca de 365 mil alunos das 642 escolas da rede estadual participam até quinta-feira, 18, das provas do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) 2010, as provas foram iniciadas na última terça-feira (16). Serão avaliados alunos do Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo é diagnosticar a qualidade da educação pública cearense e de subsidiar a implementação de ações de intervenção e monitoramento com foco na melhoria do ensino ofertado. O SPAECE 2010 avaliará também, no período de 6 a 9 de dezembro, estudantes dos 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental das redes estadual e municipais dos 184 municípios do Ceará, além das turmas do EJA do Ensino Fundamental (7ª e 8ª séries) das escolas estaduais.

 

Na terça-feira (16) os testes foram aplicados nas turmas do 1º ano do Ensino Médio e EJA 1º período do Ensino Médio. Na quarta-feira (17) estão sendo avaliados os alunos do 2º ano. E para finalizar, no dia 18, a avaliação será feita pelos estudantes do 3º ano e EJA 2º período do Ensino Médio.

 

O Sistema avalia as competências e habilidades nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática dos alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e das 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio. A Secretaria da Educação (Seduc) conhecerá ainda o nível de leitura, dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental (SPAECE-Alfa), atendidos pelo Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC), desenvolvido pelo Governo Estadual.

 

Além dos testes aplicados, o SPAECE incluirá aspectos contextuais coletados por meio dos questionários: do aluno, para obter o perfil socioeconômico e hábitos de estudo; do professor e do diretor, para traçar o perfil e a prática docente e de gestão desses profissionais. O SPAECE tem por objetivo fornecer subsídios para formulação, reformulação e monitoramento das políticas educacionais, além de possibilitar aos professores, dirigentes escolares e gestores um quadro da situação da Educação Básica da rede pública de ensino.

 

17.11.2010 

Assessoria de Imprensa da Seduc

Jacqueline Cavalcante (jacquelinec@seduc.ce.gov.br / 85 3101.3972)