Comunidades recebem primeiro curso de capacitação sobre sistema penitenciário

18 de novembro de 2010

O 1º Curso de Capacitação para os integrantes dos Conselhos da Comunidade instalados em Fortaleza e no Interior do Estado inicia nesta quinta-feira ( 18) e prossegue até sexta-feira (19), com aulas nos dois turnos, das  9 horas às 17 horas, para 60 participantes. As atividades serão desenvolvidas na Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização, na sede da Sejus, localizada na Rua Tenente Benévolo, 1055, Meireles. Na primeira palestra o Coordenador do Sistema Penal, Bento Laurindo, traz uma apresentação de como o Ceará está  inserido no atual contexto em relação à infraestrutura, população carcerária, tecnologia, trabalho de socialização/educação, assistência social/saúde, análise processual  e  aplicação de investimentos.

 

As informações em termos de Brasil ficam sob a responsabilidade do promotor da justiça e membro da Comissão de Criação e Fortalecimento de Conselhos da Comunidade do Ministério da Justiça, Haroldo Caetano da Silva e da advogada da Pastoral Carcerária do Estado de Goiás, Petra Sílvia Pfaller. As discussões estão reservadas para os debates após cada palestra. Além deste momento, no segundo dia de curso, os representantes dos Conselhos do Ceará fazem uma exposição das experiências dos seus municípios.

 

Para o presidente do Conselho Penitenciário, César Augusto Coutinho, o curso tem uma importância fundamental, pelo seu objetivo de capacitar os membros dos Conselhos, para que possam atuar de forma integrada, provocando intervenções participativas e dirigidas. “E mais: oferece os conhecimentos para a construção e desenvolvimento de políticas públicas adequadas, segundo as disposições da Lei de Execuções Penais (LEP), no que se refere à problemática das questões penitenciárias. Durante o curso teremos exposição dialogada, debates, apresentação de vídeos e leituras complementares sobre o Sistema Penitenciário”, conclui.

 

Informações: Ana Maria Bicho – Secretaria do Conselho Penitenciário (3101.2859)

 

18.11.2010

Assessoria de Imprensa da Sejus

Valéria Barbosa (valeriabarbosa@sejus.ce.gov.br / 85 3101.2862)