Posco formaliza participação na Siderúrgica do Pecém

18 de novembro de 2010 - 19:47

A empresa coreana Posco formalizou a sua participação na Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), que será construída em parceria com a também coreana Dongkuk e com a brasileira Vale. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (18/11) pelo governador Cid Gomes, após reunião com executivos da CSP, Maurício Chu, Mister Moon e Luciano Ferreira. Já em fevereiro será assinado o contrato de engenharia para iniciar as obras físicas do empreendimento.

 

“Com a participação da Posco o empreendimento ganha maior consistência. A Posco é uma das maiores empresas do ramo de siderurgia do mundo e é quem fará as obras de engenharia da CSP”, afirmou o Governador. “A Posco é especialista em siderúrgica, a DongKuk é especialista em laminação de aço e a Vale é a responsável pela matéria-prima”, disse Cid.

 

Com a entrada da Posco como parceira da Siderúrgica, as obras também ganharão maior celeridade. “Todos os procedimentos de supressão vegetal estão bem encaminhados. Esse processo tem uma série de etapas a serem cumpridas”, ressaltou o Governador. “Mas, em breve, já será possível ver esta obra crescendo”, destacou.

 

A Companhia Siderúrgica do Pecém será composta de dois módulos que terão capacidade de processar três milhões de toneladas de aço cada um. A sua construção deverá empregar mais de 15 mil pessoas e seu faturamento deverá ser de aproximadamente o equivalente a 15% do Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará. 

 

ZPE

 

Até o próximo dia 17 de dezembro, a empresa que comandará a Zona de Processamento de Exportação já estará criada e a Siderúrgica poderá se integrar a ela. “A maior parte da produção da CSP será destinada ao mercado externo. Com sua entrada para a ZPE, este caminho estará mais tranquilo”, destacou Cid.

 

18.11.2010 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil ( comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3101.6247)