III Encontro sobre Hemofilia começa neste sábado (20)

19 de novembro de 2010 - 14:01

O III Encontro sobre Hemofilia da Hemorrede do Ceará deve reunir mais de 50 profissionais das unidades do Hemoce de todo o Estado e alguns convidados vindos de outros centros da rede pública de saúde, que também realizam atendimento ao paciente hemofílico. A ideia é integrar os centros que recebem esses pacientes, aprofundar as discussões sobre hemofilia e padronizar as ações terapêuticas aplicadas nos hemofílicos. O evento acontece neste sábado (20), no auditório do hemocentro coordenador em Fortaleza.

 

O encontro será aberto às 8 da manhã pela diretora geral do Hemoce, Dra. Luciana Maria de Barros Carlos, seguida de palestra introdutória da enfermeira do serviço de hemofilia do hemocentro de Fortaleza, Michelli Martins, que vai falar sobre a História da Hemofilia no Ceará. Depois, será exposta a realidade do atendimento aos hemofílicos nos Hemocentros Regionais do Interior do estado: a enfermeira Maria Aurineide de Oliveira vai falar pela unidade de Sobral; de Quixadá vem a enfermeira Francisca Valdiene Fernandes Brito; o hematologista Dr. José Marconi da Cunha vai representar Iguatu e pelo Crato quem fala é a enfermeira Ana Cristina Brito.

 

Ainda está programado um ciclo de palestras, que deve começar às 9h30min da manhã, com o ortopedista Dr. Tiago Gomes de Morais explicando como deve ser a “Abordagem músculo-esquelética no Tratamento da Hemofilia”. Às 9h45min, a fisioterapeuta Soraya Maria do Nascimento Rebouças Viana fala sobre a “Abordagem da Fisioterapia na Hemofilia”. Em seguida, às 10 horas, o hematologista, Dr. Emmerson de Sousa Eulálio, discute a “Imunotolerância”. A partir das 11 horas é o farmacêutico bioquímico Marcos Antônio Martins da Silva que apresenta os “Diagnósticos Laboratoriais dos Inibidores na Hemofilia”. Micheli Martins volta a conversar com os presentes, mas desta vez sobre “Acompanhamento de Enfermagem nos Tratamentos”. Ao meio dia iniciam-se as discussões de casos clínicos, que também são retomadas depois da pausa para o almoço, sob a coordenação da Dra. Rosângela de Albuquerque Ribeiro.

 

Serviço:

III Encontro sobre Hemofilia da Hemorrede do Ceará
20 de novembro de 2010, de 8 horas às 15 horas
Auditório do Hemoce
Rua Capitão Francisco Pedro, s/n, Rodolfo Teófilo, Fortaleza/CE
Informações: 3101.2310

 

19.11.2010 

Assessora de Imprensa do Hemoce

Sabrina Lima (sabrina.lima@hemoce.ce.gov.br / 85 3101.2308)