Setur e MTur avaliam cursos promovidos no Programa de Qualificação para o Turismo

19 de novembro de 2010 - 14:03

Uma comissão formada pela Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), Ministério do Turismo (MTur) e Banco do Nordeste (BNB) visitou municípios cearenses onde são realizados os cursos promovidos dentro do Programa de Qualificação Profissional e Empresarial para o Turismo. O objetivo das visitas foi fiscalizar e avaliar o andamento das aulas e serviços oferecidos dentro do programa. Entre os municípios visitados estão Paracuru, Trairi e São Gonçalo do Amarante. O projeto tem um investimento total de R$ 10 milhões e deverá qualificar mais de 10 mil pessoas. De acordo com a integrante da Coordenadoria de Destinos e Produtos Turísticos (CDDPT) da Setur, Fernanda Helena, o resultado das visitas foi satisfatório, já que o cronograma e qualidade das aulas ministradas estão seguindo as normas previstas inicialmente no projeto. Além dos integrantes da Setur, MTur e BNB, acompanharam as visitas, representantes do Sebrae e do Planotur – Planejamento, Consultoria e Treinamento em Turismo. Para melhor avaliar as atividades, o grupo assistiu as aulas e presenciou o desenvolvimento profissional das turmas.

 

Criado pela Setur, o Programa de Qualificação Profissional e Empresarial para o Turismo se configura como o maior conjunto de cursos empresariais e profissionais voltados para o desenvolvimento da cadeia já realizado no Ceará. As aulas do projeto, iniciadas no mês de agosto, são ministradas em parceria com o Senac (cursos profissionais) e Sebrae (cursos empresariais). Nos cursos profissionais, os conteúdos oferecidos são de caráter de aperfeiçoamento de mão de obra e não de formação. Já nos cursos empresariais, é dada a oportunidade de melhor qualificar o gestor da empresa.

 

Ao todo, são oferecidos 617 cursos e outras ações de capacitação para 10.882 profissionais, gestores e empresários em 24 municípios de todas as regiões cuja atividade turística está consolidada e/ou em ascensão. Divididos em duas etapas, as qualificações atendem, em geral, as seguintes áreas geográficas: Litoral Oeste, Fortaleza e Aquiraz e Litoral Leste e Cariri.

 

19.11.2010 

Assessoria de Imprensa da Setur

Carmen Ines (ascom@setur.ce.gov.br / 85 3101.4661)