Mais de 6 mil jovens prontos para o mercado de trabalho

22 de novembro de 2010 - 20:22

Festas de final de ano. Aquecimento nas vendas. No período festivo, é comum que a demanda por mão de obra qualificada cresça, especialmente por parte dos setores de indústria, comércio e serviços. Paralelamente, é grande o número de jovens que buscam a oportunidade do primeiro emprego. Nesse cenário de crescimento econômico, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) entrega ao mercado de trabalho 6.132 novos profissionais capacitados em 84 municípios cearenses, sendo 1.450 só em Fortaleza. A apresentação dos jovens ao mercado será feita pela secretária Fátima Catunda nesta terça-feira, 23, às 10 horas, no auditório da STDS.

 

A festa contará, ainda, com a presença de prefeitos, ONGs parceiras e técnicos dos Institutos de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) e de Pesquisa, Desenvolvimento e Educação (IPDE) e dos Centros de Ensino Tecnológico (Centec) e de Pesquisa e Qualificação Tecnológica (CPQT), entidades executoras do projeto. Dez jovens formandos receberão certificados de conclusão de curso simbolicamente em nome de todos os colegas, novos profissionais.

 

Capacitação cidadã

 

Por meio do ProJovem Trabalhador / Juventude Cidadã, a STDS capacitou os jovens em 57 atividades, dividas em 260 turmas de 25 alunos cada, nas áreas de confecção e vestuário, alimentação e culinária, construção civil, telemática, administração, turismo, beleza e estética, tornando-os aptos a assumirem as funções, tão logo as empresas precisem e contratem. Atendendo a demandas das empresas, a STDS focou na capacitação para os segmentos administrativos, de confecção e corte e costura, manutenção de computadores, cabeleireiro e estética, telemarketing e construção civil.

 

Para viabilizar as contratações, a caravana do ProJovem Trabalhador/Juventude Cidadã, da STDS, já visitou prefeitos e empresários, nos 84 municípios contemplados, e apresentou a mão de obra formada nos respectivos cursos de cada região. “Estamos mostrando ao mercado que há mão de obra preparada, pronta para assumir postos de trabalho. É importante ressaltar que a parceria com os municípios é fundamental para o sucesso desse projeto, que tem dado certo”, avalia Ana Cruz, coordenadora do ProJovem Trabalhador/Juventude Cidadã.

 

ProJovem Trabalhador

 

Qualificados de acordo com a demanda de cada região, os jovens, com idades entre 18 e 29 anos, recebem orientação social e profissional em diversos arcos ocupacionais. Os educandos participantes dos cursos recebem, durante o período de seis meses de estudos, auxílio financeiro mensal de R$100,00.

 

O ProJovem Trabalhador/Juventude Cidadã é um projeto originado do Ministério de Trabalho e Emprego (MTE), em parceria com a STDS, com execução ministrada por entidades sociais, juntamente com municípios e sociedade civil. O projeto é uma das ações da secretaria que priorizam o desenvolvimento da juventude, a partir da elaboração e execução de programas e projetos de reforço da escolaridade, de qualificação profissional e social dos jovens cearenses.

 

Além desse projeto, a STDS capacita rapazes e moças, da capital e do interior, por meio de outros programas de qualificação profissional, como o Primeiro Passo, o Juventude Empreendedora, o Criando Oportunidades e a Escola de Vida Sabor e Arte (Evisa). A STDS desenvolve, ainda, uma série de ações nas áreas de geração do Trabalho, Emprego e Renda para trabalhadores autônomos, mulheres chefes de família, pessoas com deficiência e profissionais do artesanato.

 

Serviço:

Data: 23 de novembro (terça-feira)
Horário: 10 horas
Local: Auditório da STDS – Rua Soriano Albuquerque, 230, Joaquim Távora

 

22.11.2010

Assessoria de Imprensa da STDS

Carlos Eugênio Saraiva (imprensa@stds.ce.gov.br / 85 3101.2089 – 2099)