SAMU Litoral Leste terá cobertura ampliada para 41 municípios

22 de novembro de 2010 - 17:19

O SAMU Litoral Leste vai crescer e se transformará no Polo I do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192 – Regional Eusébio), ampliando a cobertura dos atuais 514 mil habitantes de 14 municípios para 2 milhões de habitantes de 14 municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (com exceção da Capital), Maciço de Baturité e litorais leste e oeste (veja quadro). A Secretaria da Saúde do Estado receberá nesta terça-feira, dia 23 de novembro, em Tatuí, município do Estado de São Paulo, 17 novas ambulâncias básicas que serão integradas à frota de 12 ambulâncias e 2 UTIs móveis do SAMU Litoral Leste. Até a segunda quinzena de dezembro, o Polo I do SAMU 192 receberá mais três UTIs móveis para fechar a frota de 33 veículos.

 

Com o Polo I do SAMU 192 o Governo do Estado cumpre a primeira etapa da universalização do serviço no Ceará. Como Fortaleza tem o SAMU próprio, os projetos da Sesa ampliam o serviço para os demais 183 municípios do Estado. Para a universalização do serviço, estão previstas 142 ambulâncias, entre unidades de suporte básico e UTI móveis. O objetivo é implantar, até o final de 2011, o Polo II, na região Norte, com sede em Sobral e cobertura de 61 municípios, o Polo III, no Sertão Central, com sede em Canindé, abrangendo 32 municípios, e o Polo IV, SAMU regional do Cariri, cobrindo 49 municípios.

 

O SAMU faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências e ajuda a organizar o atendimento na rede pública prestando socorro à população em casos de emergência, quando acionado pelo telefone 192. O atendimento de urgência e emergência é realizado em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, contando com as Centrais de Regulação, profissionais de saúde e veículos de salvamento.

 

O serviço realiza atendimentos de naturezas diversas, como a vítimas de acidentes de trânsito, de ferimentos por arma de fogo, de ferimentos por armas brancas, de quedas, de choque elétrico, de afogamento e de intoxicação. Atende, ainda, pacientes vítimas de infarto agudo do miocárdio, de AVC (Acidente Vascular Cerebral) e crises convulsivas e realiza atendimento pré-hospitalar de pacientes com insuficiência cardíaca e crise diabética.

 

O SAMU também é acionado para a realização de atendimento pré-hospitalar de casos gineco-obstétricos, como trabalho de parto e aborto; atua no atendimento médico pré-hospitalar de urgências psiquiátricas; efetua transferências hospitalares de pacientes graves que necessitam de remoção em UTI móvel entre os municípios.

Municípios cobertos pelo Polo I do SAMU 192

 

Municípios cobertos pelo Polo I do SAMU 192

Litoral Leste

Metropolitano Oeste

Metropolitano Leste

Aquiraz

Apuiarés

Acarape

Aracati

Caucaia

Aracoiaba

Beberibe

General Sampaio

Aratuba

Cascavel

Itapajé

Barreira

Chorozinho

Paracuru

Baturité

Eusébio

Paraipaba

Capistrano

Fortim

Pentecostes

Guaiúba

Horizonte

São Gonçalo do Amarante

Guaramiranga

Icapuí

São Luis do Curu

Itapiúna

Itaiçaba

Tejussuoca

Maracanaú

Itaitinga

Umirim

Maranguape

Ocara

 

Mulungu

Pacajus

 

Pacatuba

Pindoretama

 

Pacoti

 

 

Palmácia

 

 

Redenção

 

22.11.2010

Assessoria de Imprensa da Sesa

Selma Oliveira (soliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220)