Centro Cultural Bom Jardim faz parceria com UFC

23 de novembro de 2010 - 15:16

O Centro Cultural Bom Jardim realiza nesta terça-feira, 23, o coquetel de lançamento da revista Jardim de Gente e celebra a parceria estabelecida entre o IACC/Centro Cultural Bom Jardim e a Universidade Federal do Ceará, por meio do desenvolvimento de atividades conjuntas voltadas para a formação.

 

Segundo Lina Luz, coordenadora do CCBJ Educativo, uma das demandas referentes ao plano de projetos do Centro Cultural Bom Jardim se constituía na criação de uma programação de cursos na área de Gastronomia. Vislumbrando no recém-criado Curso de Graduação em Gastronomia da UFC a possibilidade de encontrar um parceiro para a união de ideias e para o desenvolvimento de projetos, o passo inicial de contato entre as duas instituições teve início há cerca de sete meses.

 

Abraçada a ideia pelo Curso de Gastronomia da UFC, representado na figura do Prof. Coord. Sandro Thomaz Gouveia, e passadas várias etapas até o fechamento de um projeto em conjunto, a parceria resultou no desenvolvimento de cursos na área da Gastronomia, que tiveram início no mês de outubro e vão até dezembro. A abordagem das oficinas envolve práticas de produção, noções de higiene e conservação de alimentos, empreendedorismo e outros serviços que estejam ligados à Gastronomia, de forma a “fechar um ciclo”, como explica Lina Luz. No entanto, a sistemática não impede a participação de interessados em oficinas específicas.

 

Obtida a primeira conquista, o objetivo atual da parceria é viabilizar a construção de uma cozinha no espaço do Centro Cultural Bom Jardim, que possibilite o desenvolvimento de atividades de ambas às instituições, entre aulas e projetos de extensão universitária no caso da UFC. Para o futuro, segundo Lina Luz, a proposta é articular cada vez mais parcerias com o Instituto de Cultura e Arte da UFC, para que múltiplas linguagens, manifestações e personagens invadam os espaços do Centro Cultural Bom Jardim.

 

Com acesso livre à programação, o coquetel é uma realização dos alunos e professores dos Cursos de Gastronomia realizados pelo CCBJ, apresentando alimentos e técnicas aprendidos nas aulas, ou que serão trabalhados no futuro, nesse processo constante de construção.

 

A revista

A publicação Jardim de Gente apresenta um apanhado do que foi realizado durante o ano de 2009 no Centro Cultural Bom Jardim, por meio de dados concretos acerca das atividades desenvolvidas no espaço, mas, principalmente, através das histórias dos múltiplos personagens que por lá passaram, e que por lá se deixaram transformar pelo aprendizado e pelas experiências.

 

Antes do caráter meramente técnico, de capacitação ou formação de futuros profissionais nas áreas dos cursos realizados, o que se percebe em cada perfil apresentado é o caráter transformador desse conjunto de vivências, capazes de fomentar outras perspectivas e novos sonhos a serem alcançados. Trata-se de “plantar e colher” novas pessoas por meio da arte e da cultura, como ressalta Lina Luz, coordenadora do Núcleo de Formação do Centro Cultural Bom Jardim, dialogando com o título do projeto.

 

Serviço: Coquetel de lançamento da revista Jardim de Gente e celebração da parceria estabelecida entre o Instituto de Arte e Cultura do Ceará/Centro Cultural Bom Jardim e a Universidade Federal do Ceará (UFC),  terça-feira, 23 de novembro, às 18 horas, no Centro Cultural Bom Jardim (Rua 3 Corações, 400, Bom Jardim). Acesso livre.

 

23.11.2010

 

Assessoria de Imprensa do Dragão do Mar

Dalviane Pires (dal.pires@gmail.com – 85 3488.8617)