Jogos da FelizIdade 2010 começam nesta quarta (24)

23 de novembro de 2010 - 19:11

O público da terceira idade que frequenta as cinco Vilas Olímpicas administradas pela Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte) terá a oportunidade de demonstrar todas a sua habilidades esportivas na 4ª edição dos Jogos da FelizIdade. Realizado pelo Governo do Estado, através da Sesporte, a competição acontece entre os dias 24 e 26 de novembro, na Vila Olímpica da Messejana.

 

Para abrir oficialmente o evento, cerca de 800 idosos irão comparecer na Vila Olímpica de Messejana nesta quarta-feir (24), a partir das 9 horas. A abertura contará com apresentações esportivas e culturais de cada um dos cinco núcleos e com a presença do Secretário do Esporte, Ferruccio Feitosa.

 

Repletos de experiências de vida, os atletas das Vilas de Messejana, Castelão, Conjunto Ceará, Genibaú e Canindezinho irão competir em cinco modalidades  adaptadas (Basquete Point, Vôlei Adaptado, Futebol Gigante, Corrida de Revezamento (caminhada), Jogos de Tabuleiro – dominó, dama e xadrez).  De acordo com a professora de educação física e coordenadora do evento, Ruth Ferreira, cerca de 500 idosos devem competir nos jogos.

 

Para mostrar que torcer pelos competidores também é uma forma de participar, além da premiação dos atletas com medalhas e troféus, a torcida mais animada também vai receber premiação. Durante a competição haverá ainda a eleição da “Rainha da FelizIdade”. “É gratificante e maravilhoso vermos pessoas que não conseguiam nem se levantar, fazendo esporte. Os jogos são uma forma de parabenizar os frequentadores das Vilas Olímpicas pela conquista de uma melhor  
qualidade de vida”, completa Ruth Ferreira.

 

Como tudo começou

 

A professora Ruth contou que em 2007 procurou desenvolver o projeto “Superando Limites” com no grupo em que dava aula na Vila de Messejana. A iniciativa consistia em inserir os idosos em atividades como andar de bicicleta, pular corda, jogar bola e correr. O plano deu certo e o projeto foi um sucesso. Certo dia, o grupo recebeu a visita do secretário do Esporte, Ferruccio Feitosa, que aprovou a ideia e lançou a sugestão da realização dos Jogos da FeliZidade. Prontamente,a educadora Ruth abraçou o projeto e deu segmento ao evento, tendo a primeira edição ainda em 2007.

 

O Projeto FelizIdade

 

Para incentivar o esporte e a saúde entre as pessoas da terceira idade,  o projeto Felizidade atende as comunidades das cinco Vilas Olímpicas administradas pela Secretaria. O programa visa recuperar a auto-estima das pessoas da melhor idade, proporcionando um lazer contínuo com atividades recreativas e sócio-esportivas e culturais. Atualmente, o projeto atende cerca de 1000 idosos, com faixa etária a partir de 50 anos, distribuídos nas cinco Vilas Olímpicas.

 

Os relatos mais comuns entre os beneficiados do projeto Felizidade nas Vilas eram: as contantes dores pelo corpo e, em boa parte, problemas decorrentes da pressão alta. Ana Maria Walraven, 69, descreve as dificuldades antigas. “Não andava dois quarteirões sem pedir uma ajuda”, lembra. À beira dos setenta, Ana Maria até arrisca novos hábitos. “Sento com as pernas cruzadas sem problema e até corro. Quem é que faz isso com a minha idade?! Antes, vivia em depressão, chorando, reclamando. Se eu pudesse mandar todo mundo para cá, eu  mandava”, afirma.

 

Serviço:

Abertura dos Jogos da FELIZIDADE 2010
Dia: 24/11/2009
Hora: 9 horas
Local: Vila Olímpica de Messejana – Avenida Washington Soares, s/n  
(próximo ao Liceu)

 

PROGRAMAÇÃO

 

Data: 24 de Novembro (Quarta)
8h – Chegada das Delegações
9h – Cerimônia de Abertura
Apresentações: Vila Olímpica de Messejana e Castelão: Aulão
Vila Olímpica do Canindezinho: Dança: “África de Todos Nós!”
Vila Olímpica do Genibaú: Dança: “Mulher Rendeira”
Vila Olímpica do Conjunto Ceará: Ginástica Ritmica nas alturas
10h – Lanche
10h30 às 11h – Jogos de Basquete
11h30 – Encerramento

 

Data: 25 de Novembro (Quinta)
7h30 – Chegada das Delegações
7h30 às 8h – Vivência: Tai-Chi-Chuan
8 às 11h – Jogos de Dama e Xadrez
8 às 9h30 – Jogos de Futebol e Vôlei
9h30 – Lanche
9h30 – Vivência: Dança do Ventre
9 às 11h30 – Jogos de Basquete
11h30 – Encerramento

 

Data: 26 de Novembro (Sexta)
7h30 – Chegada das Delegações
7h30 às 8h – Vivência: Massoterapia
8h às 10h – Atletismo e Jogos de Basquete e Vôlei
10h – Lanche
10h – Palestra Educativa
8h às 11h – Jogos de Tabuleiro: Dominó e Cartas

 

Baile do Idoso

Data: 26 de Novembro (Sexta)
Local: a definir
Horário: 18h às 21h

 

23.11.2010

Assessoria de Imprensa da Sesporte

Lisiane Linhares (lisiane.linhares@esporte.ce.gov.br / 85 3101.4415 – 8732.1976)