Ceará ganhará mais três campi do IFCE

26 de novembro de 2010 - 18:28

O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, fará a inauguração simultânea de 30 unidades dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, na próxima segunda-feira, dia 29, às 10 horas, em Brasília/DF. No Ceará, serão três campi inaugurados: Acaraú, Canindé e Crateús, os quais já estão em funcionamento. A solenidade terá a participação do ministro da Educação, Fernando Haddad, do reitor do IFCE, Cláudio Ricardo Gomes de Lima, dos diretores gerais dos campi e dos prefeitos dos municípios, com transmissão por videoconferência. O secretário da Ciência e Tecnologia, René Barreira, representará o governador Cid Gomes na solenidade.

 

Os outros estados onde haverá inaugurações de campi dos IFs serão Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia e Santa Catarina. Na cerimônia, que ocorrerá no Palácio do Planalto, haverá a inauguração também de 25 campi das Universidades Federais e será apresentado o Plano Nacional de Educação para o período 2011-2020.

 

Em Acaraú, município situado no litoral oeste do Estado, o campus do IFCE instalado ocupa 5.839,72 m², estando com 80% das obras concluídas,  120 alunos matriculados e com funcionamento em sede provisória. Os cursos em andamento são o superior de licenciatura em Física e os técnicos subsequentes ao médio nas áreas de Pesca e de Aquicultura. Os novos cursos previstos para início em 2011.1 são os técnicos subsequentes em Construção Naval, em Serviço de Restaurante e Bar e o curso superior de Licenciatura em Ciências Biológicas.

O campus de Canindé, que representa investimento de R$ 5 milhões, iniciou suas atividades em março deste ano e já ocupa sua sede definitiva, beneficiando 202 alunos. A unidade tem uma área total de 58 hectares e oferta os cursos superiores tecnológicos em Gestão de Turismo e em Redes de Computadores, bem como a licenciatura em Educação Física. Tem também o curso técnico integrado ao médio na área de Eventos, focado no demanda da região. Em 2011.1 iniciarão as aulas do curso técnico integrado ao médio na área de Telecomunicações.

No município de Crateús, são 60.083,60 m² de área, cujo campus já está em atividade letiva, atendendo hoje a mais de 100 alunos. O campus de Crateús oferece os cursos técnicos integrados ao médio nas áreas de Química e de Edificações. O curso superior oferecido é a licenciatura em Matemática, com previsão de implantação de mais graduações para os próximos anos, especialmente voltados para as licenciaturas.

Criado oficialmente em 29 de dezembro de 2008 (Lei nº 11.892/2009), o IFCE é fruto da congregação do extinto Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará (Cefet/CE) e das Escolas Agrotécnicas Federais de Crato e Iguatu. Hoje, são, ao todo, 12 campi espalhados pelo Estado e ainda 5 campi avançados já em atividade e 5 núcleos avançados em construção.

Ratificando o compromisso de levar a formação profissional a todas as regiões do Estado, há ainda 44 unidades de Centros de Inclusão Digital (CIDs), 2 unidades de Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) e 7Centros de Inclusão Tecnológica e Social (CITs), que utilizam modalidades de educação presenciais e à distância.

 

26.11.2010

Coordenadoria de Comunicação Social da Reitoria
Fone: (85) 3307-3692 / Fax: (85) 3307-3626
Coordenadora: Márlen Danúsia (marlen@ifce.edu.br)
Jornalista: Deborah Susane (dsusane@ifce.edu.br)

www.ifce.edu.br