Sobrado promove palestras com William Baglione

26 de novembro de 2010 - 15:03

O Sobrado Dr. José Lourenço, em parceria com o núcleo de Formação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, recebe neste sábado (27), o artista paulista William Baglione. Integrante e idealizador do núcleo Famiglia Baglione, um dos mais importantes grupos de arte urbana do país, William realiza duas palestras gratuitas, às 10 horas e às 15 horas.

 

Na primeira palestra, às 10 horas, o artista fala sobre o projeto da Famiglia. O grupo, em cinco anos de existência, é formado pelos artistas Herbert Baglione, Sesper, Thaís Beltrame e Flip. Já realizou, sob a produção de William, mais de 50 exposições nos mais diversos locais do mundo  São Paulo, Goiânia , Minas gerais , Porto Alegre , Brighton e Londres (UK) , Moscou (Russia) , San Francisco , Portland , Los Angeles , Miami , Las Vegas e Parque de Yellowstone (USA) , Suiça , Alemanha , Dinamarca , Modena (Itália) , Tokyo (Japão) , Madrid , Barcelona , Elche , Cáceres (Espanha) , Paris, Niort (França) etc.

 

Na segunda palestra, às 15 horas, William fala sobre suas experiências pessoais como agente da Famiglia, explicando como ele fez pra tornar o grupo um dos mais respeitados do mundo; além dos projetos nacionais que foi convidado a fazer curadoria: Gás Festival (SP) e Oi Expressões na Rua (Porto Alegre, Curitiba e Brasília); e do convite da revista americana Juxtapoz (mais importante revista de cultura urbana do mundo) para fazer uma edição especial sobre a atual produção brasileira de Arte Urbana.

 

Quem é – William Baglione, natural de São Paulo, é o idealizador e fundador da “Famiglia Baglione” – grupo de artistas contemporâneos com ação global. Desde 1994 trabalha na administração da carreira artística de seu irmão, Herbert Baglione, artista hoje reconhecido no Brasil, Europa e Estados Unidos. 

 

Desde 2006, administra a carreira de outros quatro artistas em trabalhos coletivos e individuais. Nasce, então, a Famiglia Baglione inspirada no conceito das famílias dos mafiosos italianos onde, sem julgamentos e de um ponto de vista poético, prevalece a lealdade, a força e honra como condição fundamental de sobrevivência. Os integrantes da Famiglia são: Alexandre Cruz “Sesper”, Felipe Yung “Flip”, Thais Beltrame e Walter Nomura “Tinho”. O sucesso desta administração de carreira pode ser conferido igualm ente no Brasil, Estados Unidos e Europa.

 

Baglione executou trabalhos de curadoria na galeria O Contemporary em Brighton (UK), Bergamin (SP), Potrich (Goiânia), Navio MSC Música, espaço +SOMA (SP) e coordenou as atividades de artes plásticas em evento cultural pelos 180 anos do relacionamento comercial Brasil – Rússia em Mosco u. Em novembro de 2009 retornou a Moscou a convite do Itamaraty para realização de novo evento cultural. Tornou-se referência no meio das artes plásticas e publicitário e, hoje, colabora para o jornal virtual norte-americano The Citrus Report e foi curador da mais importante publicação em arte e cultura urbana, Juxtapoz (USA) para a edição especial “Brazilian Artists” , em julho de 2009. Para o ano de 2010 já existem agendados trabalhos em Barcelona, Madrid, Paris, Alemanha, Los Angeles e São Paulo.

 

Serviço:

 

Palestras: “Quem são e o que fazem os artistas da Famiglia” e “O invisível papel do agente” com William Baglione
Data: Sábado, dia 27 de Novembro de 2010
Local: Sobrado Dr. José Lourenço – Rua Major Facundo, 154 – Centro
Horários: palestra 01 – 10:00 às 12:00 / Palestra 02 – 15:00 às 17:00
Entrada Franca
Mais informações: 85 3101.8826 / 3101.8827
sobrado.3107@gmail.com

 

26.11.2010

Assessoria de Imprensa da Secult

Bianca Felippsen (imprensa@secult.ce.gov.br / 85 3101.6761)