Território da Paz: Bom Jardim recebe base de policiamento do Ronda

30 de novembro de 2010 - 20:12

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) inaugura nesta quarta-feira (1º), às 9 horas, no estádio do bairro Bom Jardim, uma base de policiamento do Ronda do Quarteirão, além de 12 viaturas administrativas para  para o 12º, 32º distritos policiais, além da 4ª Companhia do 6º Batalhão. As ações fazem parte das comemorações de um ano de atuação do programa Território da Paz do Grande Bom Jardim, implantado com o objetivo de reduzir a criminalidade na região.

Durante o período de um ano foram realizadas ações policias para reduzir os índices de criminalidade na região. Blitze, realizadas em parceria entre polícia militar, civil, AMC e Semam são feitas todos os fins de semana, especialmente em áreas de concentração de pessoas, como bares, restaurantes e praças.

 

As ações conseguiram gerar resultados positivos, como a redução dos roubos a estabelecimentos comerciais, que caíram 45%, indo de 388 de janeiro a outubro do ano passado para 213 nos dez primeiros meses deste ano, nos cinco bairros que compõem o território (Bom Jardim, Canindezinho, Granja Lisboa, Granja Portugal e Siqueira). Entretanto, dados como o índice de homicídios cresceram, partindo de 100 nos dez primeiros meses de 2009 para 122 no mesmo período de 2010, acréscimo de 22%.

 

Investimento

 

Durante o período de um ano  foram investidos mais de R$ 8,7 milhões na aquisição de veículos operacionais e administrativos, além da compra de armas letais e não-letais, microcomputadores, entre outros aparelhos,  para o reaparelhamento dos órgãos de  segurança pública- Pronasci (Território da Paz). 

 

Somente em equipamentos de proteção individual foram investidos aproximadamente R$ 2,39 milhões.  Em coletes, por exemplo, foram adquiridos 1.085 para as equipes que atuam nos cinco bairros que compõem o Território da Paz. Além dos coletes, foram entregues tonfas (cassetetes tipo PM) e pistolas não-letais, as Taeser, em número de 220, entre outros materiais.

 

Durante o primeiro ano do Território de Paz a Secretaria da Segurança Pública também viabilizou a compra, via convênio com o Ministério da Justiça, de 59 veículos, sendo a maioria motocicletas, veículos tipo pick-up e administrativos, sendo gastos aproximadamente 2,7 milhões na compra dos veículos. Em torno de 1,7 milhão foi investido na aquisição de estrutura para as delegacias, como microcomputadores, servidores e sistemas de identificação humana.

 

Serviço:

A inauguração da base de policiamento do Ronda acontece amanhã, a partir das 9 horas, no estádio do Bom Jardim, situado na rua Guararema S/N – Bom Jardim

 

30.11.2010

Assessoria de Imprensa da SSPDS

Marcos Cavalcante (marcos.cavalcante@sspds.ce.gov.br / 85 3101.6519)