Curso capacita agricultores para práticas de uso alternativo do solo

1 de dezembro de 2010 - 16:23

O Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) promove, neste mês de dezembro, por meio do Projeto Mata Branca e do Programa Estadual de Prevenção, Monitoramento, Controle de Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais (Previna), cursos de Gestão Florestal nos seis municípios de intervenção direta do Projeto (Independência, Parambu, Crateús, Quiterianópolis, Novo Oriente e Tauá). O objetivo é capacitar agricultores e técnicos das secretarias de Agricultura e Meio Ambiente quanto às práticas de uso alternativo do solo, evitando-se a utilização de queimadas no Estado.

 

Até o próximo dia 3 de dezembro, técnicos do Conselho estarão ministrando o curso nos municípios de Parambu e Crateús. Dos dias 6 a 10 de dezembro será a vez de Quiterianópolis e Novo Oriente. Já a cidade de Tauá receberá as aulas dos dias 13 a 17 de dezembro. Em Independência, o curso foi realizado durante esta última semana do mês de novembro.

 

De acordo com a presidente do Conpam, Tereza Farias, no semi-árido nordestino, a queimada, que pode resultar em incêndio florestal e causar danos irreversíveis à natureza, ainda tem sido utilizada pelo agricultor como forma de preparo do solo para o plantio. “As queimadas podem acelerar a desertificação e agravar o desequilíbrio ambiental. Por isso, nós estamos capacitando os técnicos de secretarias municipais e os agricultores para que eles conheçam maneiras alternativas e sustentáveis de preparar o solo”, explica a presidente.

 

Para Farias, o Ceará já tem alcançado bons resultados na gestão ambiental das atividades dos agricultores. Segundo ela, o trabalho que vem sendo realizado trará ainda bons frutos no combate aos incêndios florestais ocorridos no Estado. “Além de orientar os trabalhadores rurais, o Mata Branca também disponibilizou equipamentos para a Funceme, para que ela pudesse monitorar os focos de calor no Ceará”, detalhou.

 

01.12.2010

Assessoria de Imprensa do Conpam

Pedro Gomes de Matos / Ranne Almeida (rannealmeidasilva@gmail.com / 85 3101.1234)