Gestores de Ciência e Tecnologia do País reúnem-se em Fortaleza nos dias 02 e 03

1 de dezembro de 2010

Os dirigentes de Ciência, Tecnologia e Inovação de todo o País participam durante os dias 2 e 3 de dezembro, no Hotel Praia Centro, em Fortaleza, do Fórum Nacional do  Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CONSECTI), Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP); e dos Secretários Municipais de CT&I. O objetivo é tratar sobre as perspectivas para a área no período de transição de governos. Atualmente, o CONSECTI é presidido pelo secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará, René Barreira. O evento está sendo coordenado pela Secretaria da Ciência e Tecnologia (Secitece) em parceria com a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

 

O secretário executivo Luiz Antonio Elias, do Ministério da Ciência e Tecnologia, estará presente no Fórum Nacional para fazer um balanço das atividades na área de CT&I durante o Governo Lula e apontar os rumos para os próximos anos, juntamente com os secretários de CT&I. Também estão confirmadas as presenças dos presidentes da CAPES, Jorge Guimarães; do CNPq, Carlos Aragão; e da FINEP, Luís Fernandes; que vão proferir palestra sobre Ciência, Tecnologia e Educação Superior.

 

Destaques

 

Durante o evento serão anunciadas as universidades estaduais e municipais contempladas com os recursos do edital da ABRUEM/FINEP, que destina cerca de R$ 60 milhões para infra-estrutura de pesquisa. Outro destaque esperado é a apresentação do Livro Azul, com a síntese e resultados da 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. O documento elaborado em parceria com diversos setores da sociedade balizará as políticas de CT&I nos próximos 10 a 20 anos.

 

Ainda será firmado acordo entre a Rede Nacional de Pesquisa (RNP) com as secretarias estaduais de CT&I e as fundações de amparo à pesquisa. O convênio trará como benefícios a essas instituições a integração por vídeo-conferência e internet de alta velocidade.
Importantes instituições de CT&I confirmaram participação no Fórum Nacional: Academia Brasileira de Ciência (ABC); Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG); Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES) e Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI).

 

Confira a programação completa do evento: http://www.consecti.org.br/wp-content/uploads/2010/02/programacao-fortaleza-02-12-2010.pdf

 

Serviço:
Fórum Nacional do CONSECTI, CONFAP e Secretários Municipais de CT&I em Fortaleza (CE)
Local: Hotel Praia Centro, Av. Monsenhor Tabosa, 740, Centro. Fortaleza (CE)
Data: 2 e 3 de dezembro de 2010
Hora: 9h às 18h (quinta) e 8h30 às 12h (sexta)

 

01.12.2010

Assessoria de Imprensa da Secitece com Consecti

Marco Antonio de Alencar (85 8881.7061 – 3101.6469)

www.consecti.org.br