Operação Alta Estação contará com efetivo de 2.132 policiais

1 de dezembro de 2010 - 19:25

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), através do Gabinete de Gestão Integrada, lança às 16 horas desta quinta-feira (2), a Operação Alta Estação. O objetivo é priorizar as áreas mais frequentadas pelos turistas, de forma a garantir a tranquilidade durante a passagem pelo Estado. Para isso, estarão em atuação 2.132 policiais, entre policiais civis, militares,  bombeiros e peritos da Pefoce. A operação também conta com a parceria da Polícia Rodoviária Estadual.

 

De acordo com o gestor operacional do Gabinete,  Harley Alencar, pontos como o Centro Dragão do Mar e os mercados Central e São Sebastião são alguns exemplos de pontos que serão priorizados na operação. Além disso, também terão estratégias, as praias do Futuro, Iracema, Náutico, Iguape, Presídio, Icaraí e Cumbuco. No Interior, os locais que contarão com maior presença dos agentes de segurança são: Aracati, Barbalha, Camocim, Canoa Quebrada, Crato, Ipu, Itapipoca, Jericoacoara e Paracuru.

 

O delegado Harley Alencar também acrescenta que o efetivo ficará espalhado entre Capital, Região Metropolitana e Interior do Estado. A Polícia Militar disponibilizará 922 militares para a operação. Já a Polícia Civil irá empregar 615 profissionais. O Corpo de Bombeiros Militar, por sua vez, deslocará 99 homens para atuar nas praias, rios e lagoas do Interior. A Pefoce dará um aparato de 106 profissionais. Este ano a ação terá o suporte da PRE, que destacará 390 servidores, em 30 viaturas e 52 motocicletas.

 

Além dos órgãos vinculados à SSPDS, a operação Alta Estação conta com o apoio de órgãos que compõem o GGI, como a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Procuradoria Geral de Justiça, Juizado da Infância e da Juventude, Autarquia Municipal de Transito Serviços Públicos e de Cidadania (AMC), Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran) e Prefeitura Municipal de Fortaleza. Apoiam também a iniciativa, as secretarias estaduais do Turismo, do Trabalho e Desenvolvimento Social, da Justiça e Cidadania e Secretaria da Fazenda (Sefaz).

 

Efetivo em números :

Polícia Militar – 922
Polícia Civil – 615
Bombeiros Militar ? 99
Pefoce – 106
PRE – 390
Total: 2.132

 

Serviço: O lançamento oficial da Operação acontecerá na Praça Almirante Tamandaré, localizada no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, no dia 2 de dezembro, às 16h.

 

01.12.2010

Assessoria de Imprensa da SSPDS

Marcos Cavalcante (ascom@sspds.ce.gov.br / 85 3101.6519)