Operação Centro Seguro será lançada nesta quarta, dia 1º

1 de dezembro de 2010

A Operação Centro Seguro será lançada nesta quarta-feira, dia 1º, às 16h, no Passeio Público. O objetivo é desenvolver, durante o período natalino, ações de policiamento preventivo e repressivo. Serão destinados à operação, cerca de 576 homens, entre policiais civis, militares e bombeiros, para garantir tranquilidade aos que trabalham no Centro e aos que se deslocam para efetuar suas compras, tendo em vista que neste período o fluxo de pessoas e de veículos é mais intenso.

 

O gestor operacional do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), delegado Harley Alencar, afirma que a operação se estenderá até o dia 3 de janeiro de 2011, dando especial atenção às avenidas Duque de Caxias, Dom Manuel, Leste Oeste e Padre Ibiapina, além da Avenida Monsenhor Tabosa, no limite do prédio do Sebrae. Nesta ação a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) conta com o apoio das forças amigas que integram o GGI, como Ministério Público, Juizado da Infância e da Juventude, Secretaria da Controladoria e Ouvidoria Geral, Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), entre outros.

 

A SSPDS terá o suporte não apenas das forças amigas citadas mas, também, dos órgãos de inteligência de suas vinculadas, Polícia Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Perícia Forense (Pefoce). A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), estará presente na operação atuando em atividades específicas. 

 

Efetivos das vinculadas e suas ações na operação

 

A Polícia Civil (PC) disponibilizará um efetivo de 233 profissionais distribuídos entre atividades ordinárias e de reforço do 34º Distrito Policial (DP) e da Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA). Eles ainda contarão com o aparato de algumas unidades especializadas como a Delegacia de Narcóticos (Denarc) e Delegacia de Defraudações e Falsificações, que estarão à disposição da população para o registro de Boletins de Ocorrências (BO).

 

A Polícia Militar (PM), além do efetivo ordinário de 40 policiais a cargo da 5ª Companhia do 5°Batalhão, colocará um reforço de aproximadamente 237 homens, totalizando 277 profissionais, atuando por meio de atividades a pé, motorizadas, moto-patrulhamento e cavalaria, dentre outras. O efetivo atual representa um aumento de 12% no número de policiais empregados na operação se comparado com a do ano passado.

 

Os 66 profissionais do Corpo de Bombeiros destinados para esta ação, irão reforçar não apenas suas atividades básicas mas, também, as Unidades Especializadas, como os Núcleos de Busca e Salvamento (NBS) e Resgate e Emergência Pré-hospitalar, exercendo, ainda, atividades de apoio à saúde, resgate, busca, salvamento e outros atendimentos. Já a Pefoce intensificará os serviços técnico-científicos de criminalísticas.

 

Serviço: A operação será lançada no Passeio Público, localizado no Centro da Cidade, no dia 1 de dezembro, às 16h.

 

01.12.2010

Assessoria de Imprensa da SSPDS

Marcos Cavalcante e Joslen Herbster (ascom@sspds.ce.gov.br / 85 3101.6517 – 3101.6518)