Cogerh promove seminário sobre compensação por serviços ambientais

2 de dezembro de 2010 - 13:25

A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), em parceria com a Associação dos Municípios do Maciço do Baturité (Amab) e com o apoio do Banco Mundial, promove o I Seminário Internacional sobre Pagamento por Serviços Ambientais. O evento acontece nesta quinta-feira (2), das 8h30min às 16h30min, no Centro Integrado de Administração, em Baturité. O objetivo é esclarecer sobre a possibilidade da realização de serviços ambientais e de se promover a compensação dos produtores rurais que reduzam a erosão, visto que os desmatamentos das áreas de entorno das nascentes  e matas ciliares de cursos d’água vem pondo em risco uma grande região na serra de Baturité.

 

Dentro da programação serão discutidos os temas: Elaboração e Implementação de Projetos de Serviços Ambientais e Mercado de Serviços Ambientais, Possibilidades de Pagamento por Serviços Ambientais no Brasil e no Mundo, que tem como palestrante Gunars Platais do Banco Mundial.

 

De acordo com informações da Companhia, o governo estadual vem realizando a gestão das águas em uma região onde se destaca o Bioma Caatinga, rico em biodiversidade, devido a excepcional diversidade de suas espécies. No entanto, face aos fenômenos climáticos e antropogênicos esta diversidade de flora e fauna se encontra fortemente vulnerável e sob risco de destruição. Diante disso, o Governo do Estado define como um de seus temas centrais o uso sustentável dos recursos naturais e a conservação das florestas e bacias hidrográficas, incluindo a conservação da biodiversidade.

 

02.11.2010

Assessoria de Imprensa da Cogerh

Vanja Boaventura (vanja.boaventura@cogerh.com.br / 85 3218.7024 – 8895.9225)