Saúde Mental debate transtornos da infância e adolescência

2 de dezembro de 2010 - 14:30

A saúde mental na infância e adolescência é o tema da Unidade V do III Módulo do Curso de Especialização em Saúde Mental, que acontece de hoje (2) até sábado (4), na sede da Escola de Saúde Pública do Ceará.  A Unidade V marca o encerramento do curso, cuja solenidade está agendada para esta sexta-feira, às 16 horas, na Praça da Escola, com as presenças do superintendente da ESP-CE, Haroldo Pontes, e das gestoras das Coordenadorias de Pós-Graduação de Gestão em Saúde e Atenção à Saúde.

 

Durante o módulo, serão abordados temas como: transtornos do desenvolvimento psicológico, da linguagem, e da escolaridade; transtornos invasivos do desenvolvimento (autismo infantil); transtornos emocionais, de comportamento, e da conduta hipercinética; transtornos de funcionamento social e outros; terapêutica e cuidados específicos da infância e da adolescência.

 

A Unidade terá a participação de Ana Maria Zuwick, médica psiquiatra pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mestre em Psicologia Social e da Personalidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, que falará sobre Transtornos Invasivos do Desenvolvimento (Autismo), Transtornos Psicóticos e Retardo Mental na Infância.

 

Está agendada, ainda, uma oficina sobre terapêutica e cuidados específicos da infância e da adolescência. A atividade será conduzida por Francisca Ayla Pereira de Andrade, psicóloga pela Universidade de Fortaleza e especialista em curso de formação em gestalt terapia pelo Centro de Desenvolvimento Humano. Atualmente, é psicóloga do Centro de Desenvolvimento Humano, facilitadora dos cursos e supervisora do Instituto de Gestalt do Ceará e atua como psicóloga na Clínica de Integração do Ser.

 

A exposição dialogada sobre uso problemático de álcool e outras drogas na adolescência será conduzida por Marcelo Brandt Fialho, especialista em Psiquiatria pela Universidade Federal de Santa Maria (1996) e em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde pela Universidade Estadual de Campinas (2009) e Mestrando em Saúde Pública pela Uece. Atua como Supervisor do Núcleo de Atenção à Saúde Mental da Secretaria de Saúde do Ceará e como Assessor Técnico da Coordenação Colegiada de Saúde Mental da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Fortaleza.

 

Sobre o curso

 

Ministrado pelas Coordenadorias de Pós-Graduação de Atenção à Saúde e Gestão em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará, o curso tem como finalidade desenvolver os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para a realização das ações no âmbito da saúde mental e como público-alvo profissionais da Rede de Saúde Mental de Fortaleza.

 

A turma é composta por 38 profissionais de diversas categorias: Psicologia, Terapia Ocupacional, Serviço Social, Farmácia, Música, Medicina, entre outras. Dentro da carga horária de 460 horas do curso, são disponibilizadas 48 horas para a realização de atividades descentralizadas, que têm como finalidade estabelecer uma relação entre a prática profissional dos alunos e o conteúdo que está sendo trabalhado nos momentos presenciais, de forma a aplicar ou aprofundar o conhecimento adquirido no serviço e facilitar o aprimoramento das práticas.

 

Mais informações: 85 3101.1405

 

02.12.2010 

Assessoria de Imprensa da ESP-CE

Marcos Saudade ( ascom@esp.gov.br / 85 3101.1412)

 

Mais informações: 85 3101.1405

 

02.12.2010

Assessoria de Imprensa da ESP-CE

Marcos Saudade (ascom@esp.gov.br / 85 3101.1412)