Protagonistas da Copa 2014 é tema do Dia do Abraço Amigo

3 de dezembro de 2010

A Associação Abraço Amigo (Aabram) encerra as atividades do ano com a terceira etapa (Dia do Abraço Amigo) do programa “Ludicidade pelo Movimento: Em Busca de Um Abraço Amigo”, cuja temática deste ano é “Protagonistas da Copa 2014”. O evento, que conta com o apoio da Secretaria do Esporte do estado (Sesporte), acontece neste sábado, dia 04, no Campus do Pici da Universidade Federal do Ceará. A programação tem início às 8 horas com a distribuição do Kit Abraço Amigo e termina às 16 horas com a entrega das premiações para todos os participantes.

O momento será aproveitado também para o lançamento da campanha “Doe um abraço a quem você não conhece”. A ideia é refletir sobre a violência urbana e conscientizar as crianças e os adolescentes. “Queremos fazer da rua um lugar onde as crianças possam brincar com segurança”, disse a coordenadora da Aabram e da Vila Olímpica do Conjunto ceará, Maria de Fátima Garcia.

Durante a manhã do sábado, cerca de 500 crianças, com idades entre 07 e 14 anos, vão poder participar de práticas esportivas que buscam incentivar a cultura de paz, fazendo repensar a forma como lidamos com o meio ambiente e como nos relacionamos com os demais em sociedade. Elas vão poder usufruir do campo de futebol, sala de jogos, piscina e brinquedoteca.

Além das crianças atendidas pela associação, estarão presentes no Campus do Pici, estudantes voluntários do ensino médio e dos cursos de Educação Física da UFC, Universidade Estadual de Ceará (Uece) e Universidade do Vale do Acaraú (UVA), além de professores e profissionais de entidades sociais.

Anualmente, o programa divide-se em três etapas. Em 2010, as atividades iniciaram em maio com a Caminhada da Paz. Em junho, aconteceu a Gincana Verde. Já em dezembro, a terceira etapa e última etapa é a do Abraço Amigo.

O programa Ludicidade pelo Movimento – tem como bases fundamentais a  preservação do planeta por meio da consciência ambiental, através de atividades socioeducacionais que estimule a defesa da vida e a prática do voluntariado. Outra diretriz da iniciativa é promover a mudança de valores entra as crianças e adolescentes, contribuindo para o desenvolvimento de uma sociedade voltada para o respeito aos direitos humanos e preservação da natureza.

Para isso, o esporte é utilizado como o principal mecanismo de integração e interação na formação de atitudes que promovam a qualidade de vida das crianças e adolescentes participantes do programa.  Criado em 1999, o programa começou a ser implantado nas escolas públicas para atuar como uma ferramenta de atendimento social em comunidades carentes. Em 2005, o movimento recebeu o selo Solidário da Unesco, por firmar compromisso no desenvolvimento da cidadania.

Programação:

 

Das 8 horas às 9 horas
• Chegada das Instituições e entrega do Kit abracinho
• Cerimônia de Abertura

 

Das 9h15min às 12 horas
• I Rodízio das Atividades
• Lanche
• II Rodízio das Atividades
• III Rodízio de Atividades
• Almoço

 

Das 13h30min às 16 horas
• Cerimônia de Encerramento
• Entrega das Premiações e apresentações culturais

 

Atividades durante todo o evento
• Brincadeiras aquáticas, jogos cooperativos, grande jogos e jogos  
pré-desportivos.

 

03.12.2010

Assessoria de Imprensa da Sesporte

Lisiane Linhares (lisiane.linhares@esporte.ce.gov.br / 85. 3101.4415 – 8732.1976)