Seduc aplica avaliação para ensino fundamental a partir de segunda(6)

3 de dezembro de 2010 - 17:37

Terá início nesta segunda-feira, dia 6, e prossegue até o dia 9, a aplicação das provas do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) 2010 para mais de 440 mil alunos do Ensino Fundamental. Serão avaliados estudantes dos 2º, 5º e 9º anos das redes estadual e municipais do Ceará, além das turmas de Educação de Jovens e Adultos(EJA) das escolas estaduais. O objetivo é diagnosticar a qualidade da educação pública cearense e subsidiar a implementação de ações de intervenção e monitoramento com foco na melhoria do ensino ofertado.

Nos dias 6 e 7, os testes vão abranger os alunos do 2º ano, por meio da vertente Spaece-Alfa. A partir de seus resultados, a Secretaria da Educação (Seduc) conhecerá o nível de leitura dos estudantes atendidos pelo Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC), desenvolvido pelo Governo Estadual, em parceria com os municípios.

Para avaliar as competências e habilidades nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, na quarta-feira, dia 8, serão aplicadas as  provas para os estudantes do 5º ano, enquanto a quinta-feira, dia 9, foi reservada aos alunos do 9º ano e da EJA.

O Spaece também incluirá aspectos contextuais coletados por meio dos questionários: do aluno, para obter o perfil socioeconômico e hábitos de estudo; do professor e do diretor, para traçar o perfil e a prática docente e de gestão desses profissionais. O Sistema visa fornecer subsídios para formulação, reformulação e monitoramento das políticas educacionais, além de possibilitar aos professores, dirigentes escolares e gestores um quadro da situação da Educação Básica da rede pública de ensino.

Por considerar a avaliação um instrumento eficaz de gestão, a Seduc ampliou, a partir de 2007, a abrangência do Space, instituindo a avaliação da alfabetização e expandindo a avaliação do Ensino Médio para as três séries de forma censitária. Passou, então, a ter três focos: Avaliação da Alfabetização – Spaece-Alfa(2º ano), Avaliação do Ensino Fundamental(5º e 9º anos) e Avaliação do Ensino Médio(1ª, 2ª e 3ª séries), cujas provas ocorreram de 16 a 18 de novembro.

 

03.12.2010

Assessoria de Imprensa da Seduc

Jacqueline Cavalcante (jacquelinec@seduc.ce.gov.br / 85 3101.3972)