Indianos conhecem experiência da Cagece

7 de dezembro de 2010 - 18:06

Uma comitiva de 26 representantes do Governo Federal Indiano e de quatro estados daquele país iniciou na última segunda-feira, no dia 6, uma visita à Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). A programação prossegue até esta quarta-feira (8). O foco de interesse é o saneamento rural, em específico o modelo do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar). Quatro Estados indianos estão representados na comitiva: Punjab, Karnataka, Uttarakhand e Andra Pradesh. Os indianos foram recepcionados por José Euclides Gomes, Diretor de Engenharia da Companhia.

 

A comitiva recebeu informações sobre a Cagece, o Sisar e o Projeto São José, do Governo do Estado do Ceará.  O grupo viajou para Sobral onde conheceu o primeiro Sisar, criado em 1996. A comitiva conhecerá as comunidades de Sapó (dia 7, em Santana do Acaraú), de Araraú (dia 7, em Acaraú), de Catanduba (dia 8, em Itarema). De lá, seguirão, dia 8, para Itapipoca. O embarque de volta para a Índia se dará às 17 horas, do dia 8.

 

Atualmente, são atendidos Sisar mais de 500 sistemas de água, no Ceará. O Sisar uma organização não governamental sem fins econômicos formado pelas associações das comunidades beneficiadas com sistema de abastecimento de água e/ou esgotamento sanitário filiadas e localizadas na mesma bacia hidrográfica. A finalidade do Sisar é garantir a operação dos sistemas, com auto-sustentabilidade.

Contato: Helder Cortez (Gerente de saneamento rural da Cagece) – (85) 8878.8920

07.12.2010

Assessoria de Imprensa da Cagece

Márcio Teles (marcio.teles@cagece.com.br /  (85) 3101.1828/ 3101.1826)