Usina Solar de Tauá começa a operar em março de 2011

7 de dezembro de 2010 - 19:01

A usina de energia MPX Solar , instalada em Tauá, na Região dos Inhamuns, entrará em operação  em março de 2011. O anúncio foi feito nesta terça-feira (7) pela equipe do empresário Eike Batista via twitter (www.twitter.com/eikebatista).  “Primeira usina solar comercial do País, no Ceará, vai começar a gerar energia em março de 2011”, afirma a equipe. No último mês de agosto, também pelo twitter, o empresário Eike Batista anunciou que as obras da usina seriam iniciadas em setembro.

A unidade será a primeira da América do Sul. A potência instalada será de 1MW e abastecerá 1.500 residências, mas com possibilidade de expansão para 5MW de energia, já autorizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Serão 4.400 painéis fotovoltaicos, comprados da Yingli Solar, empresa chinesa que está entre as líderes mundiais do setor, numa área de 12 mil metros quadrados. A luz solar incide sobre estes painéis, que são responsáveis pela transformação da radiação em energia. A energia elétrica é então conduzida por cabos até caixas de controle e monitoramento. Após concentrada, toda essa energia é enviada por cabos subterrâneos para uma sala onde ocorre a transformação da energia em corrente contínua para corrente alternada.

A cidade de Tauá, localizada a 360 quilômetros de Fortaleza,  foi escolhida para sediar a usina porque possui os melhores índices solares do Nordeste. O município esta localizado bem próximo à Linha do Equador, fator levado em consideração pelos técnicos da MPX para a escolha do local. Além do baixo impacto ambiental e de manutenção e energia solar é viável em praticamente todo o território brasileiro, principalmente no Nordeste. O investimento no projeto é  de R$ 12 milhões, com apoio do Governo do Estado, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Prefeitura de Tauá. O Ceará é o único estado da Federação a possuir uma legislação exclusiva para a energia solar.

07.12.2010

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado com informações da MPX Solar

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3101.6247)