Projeto Fogões Ecoeficientes é vencedor do Prêmio Ford de Conservação Ambiental

7 de dezembro de 2010 - 13:46

O projeto de instalação dos Fogões Ecoeficientes, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Energias Renováveis – IDER é o grande vencedor da categoria Negócios em Conservação do 15º Prêmio Ford de Conservação Ambiental.  A Cerimônia de Premiação acontece nesta terça-feira (07), em São Paulo.

 

O Prêmio Ford Motor Company de Conservação Ambiental é uma iniciativa conjunta da Ford e da Conservation International do Brasil, destinada a encorajar projetos de proteção à natureza e à biodiversidade, assim como aqueles ligados ao uso sustentado de recursos naturais no Brasil.

 

A substituição dos fogões a lenha tradicionais por modelos ecoeficientes tem como objetivo levar qualidade de vida para famílias do meio rural, conservar a vegetação nativa e gerar renda. Este novo fogão, desenvolvido pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Energias Renováveis (IDER), é feito de tijolo refratário e uma caixa de metal, o que garante uma queima de biomassa bem mais eficaz, reduzindo assim o consumo de lenha e garantindo a preservação do meio ambiente.

 

Cada fogão ecoeficiente também possui uma chaminé, eliminando totalmente a fumaça do ambiente intra-domiciliar, contribuindo assim para a diminuição das doenças cardio-respiratórias que atingem principalmente as mulheres e crianças. O projeto também ajuda na geração de renda nas comunidades envolvidas, pois os fogões são instalados por pedreiros dos próprios municípios. Além disso, antes da implantação dos fogões são realizadas reuniões comunitárias para discutir com as famílias a importância de preservação do meio ambiente e a valorização da caatinga.

 

07.12.2010

Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades

Carlos Henrique (chenrique@cidades.ce.gov.br / 85 3101.4462)