Transporte: Regulamentação garante mais conforto e segurança aos usuários

8 de dezembro de 2010 - 21:10

O governador Cid Gomes assinou nesta quarta-feira (8), no auditório do Palácio Iracema, a ordem de serviço para início das operações do transporte rodoviário intermunicipal complementar. Com isso, 740 vans estão circulando em 164 linhas, transportando aproximadamente 1,2 milhão de pessoas por mês em 139 municípios e gerando 2.200 empregos diretos. Com a medida, o Governo tira os operadores da clandestinidade oferecendo à população um serviço seguro, eficiente e regido por lei, e ainda conclui o processo de licitação das vans iniciado ano passado.

 

Durante a solenidade, o Governador destacou o pioneirismo do Estado, na regulamentação do transporte complementar. “A melhoria do transporte como um todo é importante para a população e para o Ceará. O Estado está fazendo a sua parte, investindo maciçamente na recuperação das estradas. E agora queremos o retorno para a população, com a oferta de serviços de qualidade aos usuários”, ressaltou.

 

O secretário adjunto da Infraestrutura, Otacílio Borges, ressaltou que o governador Cid compreendeu a dimensão do problema do transporte clandestino e estabeleceu como uma das metas prioritárias para o setor a solução definitiva para o segmento, através da criação do sistema complementar operando com base em um regulamento específico. “A partir de agora o Ceará dá um passo importante para contar com um sistema complementar de transporte forte e organizado”, disse.

 

Já o superintendente do Departamento Estadual de Trânsito, João Pupo, destacou que pela primeira vez o Governo do Estado assumiu de frente o problema do transporte clandestino, resolvendo não com decisões aleatórias, mas com um projeto amplamente discutido pela sociedade e que prioriza, acima de tudo, a inclusão social.

 

O sistema complementar vai atender às linhas de pequeno porte, com a finalidade de suprir as carências operacionais dos subsistemas de transporte regional e rural. Dos 35 lotes, 27 tiveram a ordem de serviço assinada pelo Governador. Outras duas serão assinadas até o fim do mês. As demais tiveram licitação deserta e serão colocadas em licitação novamente pelo Governo.

08.12.2010

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 3101.6247)