Maranguapinho: Cid Gomes entrega mais 192 unidades habitacionais

9 de dezembro de 2010 - 20:58

O sonho de ter uma casa própria se concretizou para 192 famílias nesta quinta-feira (09). O governador Cid Gomes fez a entrega de unidades habitacionais às famílias que viviam nas áreas de risco do Rio Maranguapinho, no Bom Jardim. As casas fazem parte da segunda etapa do Residencial Leonel Brizola, que somadas as 144 unidades entregues em fevereiro deste ano, já são 336 famílias beneficiadas. “Esse é um momento que marca todo o esforço que o Governo do Estado em melhorar as condições de vida dos mais necessitados. No passado o que víamos eram investimentos em urbanização apenas nas áreas ricas da cidade. Ao final desse projeto, o Ceará receberá o maior investimento em urbanização em uma área pobre”, destacou Cid durante a inauguração.

 

O Residencial Leonel Brizola faz parte do projeto do Governo do Estado, através da Secretaria das Cidades, e em parceria com o Governo Federal, de retirada das famílias que residem às margens da Bacia do Maranguapinho. Em fevereiro de 2011, o Estado entregará a terceira etapa do Residencial, com mais 240 residências, somando assim um investimento de R$ 14,3 milhões na construção de 576 unidades do Leonel Brizola.

 

Todo o Projeto Rio Maranguapinho contará 6.543 unidades habitacionais construídas, 1.283 permutas e o pagamento de 1.596 indenizações, que totalizarão 9.422 benefícios de moradia. “Esse Projeto tem que ser visto em uma dimensão bem maior. Essas pessoas não estão recebendo apenas uma casa, mas uma casa saneada e localizada em um bairro urbanizado”, enfatizou o secretário das Cidades, Joaquim Cartaxo.

 

Além dos residências, o Projeto Rio Maranguapinho inclui a construção de um Parque Urbano, que contará com quadras esportivas, pista de skate, pista de cooper e outros equipamentos esportivos e sociais. “Com a Barragem do Maranguapinho que está sendo construída, e que irá conter as cheias no inverno, o Rio será recuperado e suas margens se tornarão um espaço de moradia e lazer para quem tanto sofria com as enchentes”, completou Cid.

 

Um dos beneficiados com inauguração do Residencial foi José Aldair, que junto a esposa, Gabriela Teixeira, agradeceu a nova moradia. “Não existe nada mais gratificante que você sair do seu trabalho e dizer que está indo para sua casa. É por isso que quero agradecer ao Governo do Estado toda a felicidade que eu, e todas essas pessoas que ganharam uma casa, estamos sentindo hoje”, disse.

 

Obras

 

Ao final da solenidade no Bom Jardim, o Governador vistou as obras dos Residenciais Rachel de Queiroz e Miguel Arraes. Os dois conjuntos habitacionais também fazem parte das intervenções ao longo do Rio Maranguapinho, e contarão com 1.536 unidades habitacionais.

 

Em seguida, Cid vistou as obras da Barragem, que está sendo construída entre os municípios de Maracanaú e Maranguape. A obra consiste na construção de uma barragem de 306,84 hectares, com o volume de acúmulo de 9,3 milhões de metros cúbicos. Em sua construção serão investidos R$ 61.882.873,73, com recursos do Governo do Estado e do Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
09.12.2010
Coordenadoria de Imprensa
Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3101.6247)