Defensoria Pública promove hoje (10) palestra sobre Direitos do Paciente com Câncer

10 de dezembro de 2010 - 13:16

Auxílio-doença, aposentadoria integral, isenção do imposto de renda e redução da contribuição previdenciária, quitação do financiamento imobiliário, medicamentos gratuitos são algumas das questões que serão abordadas pela advogada Antonieta Barbosa, durante a Palestra “Direitos do Paciente com Câncer: Como a lei pode ajudar pacientes e familiares”. O evento, realizado pelo Centro de Estudos Jurídicos e Aperfeiçoamento Funcional da Defensoria Pública do Estado do Ceará, acontecerá na sede do órgão (Av. Pinto Bandeira, 1111 – Luciano Cavalcante), nesta sexta-feira (10), às 17h.

 

Defensores, profissionais do Direito e demais interessados podem assistir a palestra. De acordo com a advogada, “uma simples informação tem o poder de mudar completamente a vida de um paciente”, destacou Antonieta Barbosa, que foi diagnosticada com câncer de mama em 1998.

 

Conheça a palestrante

 

Antonieta Barbosa, advogada pernambucana, após 25 anos de trabalho no serviço público, aposentou-se com o objetivo de realizar o sonho de ingressar na carreira jurídica.

 

Um diagnóstico de câncer de mama em 1998 interrompeu esse sonho e mudou completamente os rumos da sua vida. Foi preciso enfrentar não apenas as cirurgias e os tratamentos agressivos de químio e radioterapia mas também toda sorte de entraves burocráticos na busca pelos seus direitos.

 

Convivendo com outros pacientes percebeu que, no momento de maior fragilidade, as pessoas sofriam com a desinformação, a complexidade da legislação e a falta de um livro que consolidasse toda legislação e proporcionasse uma orientação clara e acessível. A partir disso, escreveu a publicação “Câncer – Direito e Cidadania” – referência em todo país como obra única no gênero.

 

Informações: Os interessados em assistir à palestra podem entrar em contato com o Centro de Estudos Jurídicos da Defensoria Pública do Estado do Ceará pelo telefone (85) 8616.7001.

 

10.12.2010

Assessoria de Imprensa da Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará

Ana Sílvia Magalhães (imprensa@defensoria.ce.gov.br/ 85 3101.4372 – 8711.3130)