CIOPS de Sobral é inaugurada e reforça a segurança na Região Norte

13 de dezembro de 2010 - 17:47

O governador do Estado Cid Gomes inaugurou, no último sábado (11), a primeira célula da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS) na cidade de Sobral, região norte do estado. Além de Sobral, a célula também atenderá às cidades da região em que o programa Ronda do Quarteirão já está implantado.

 

A CIOPS tem como objetivo integrar, a exemplo do que já acontece em Fortaleza, os serviços de urgência e emergência: polícia militar e civil, Corpo de Bombeiros, Ronda do Quarteirão, Serviço de Atendimento Móvel de Emergência (SAMU), Polícia Forense, Autarquia Municipal de Trânsito e Guarda Municipal.

 

Com um equipamento de alta tecnologia, as telefonistas atenderão as ligações dos cidadãos para o 190, podendo localizar de onde são feitos os telefonemas. Em outra tela, poderão localizar a viatura mais próxima para enviar ao local. “Além disso, as ocorrências ficarão catalogadas, para no futuro sabermos em que horários e locais os bandidos costumam estar e assim podermos intensificar o combate ao crime”, completou Cid. Também, segundo o secretário de Segurança Roberto Monteiro, o equipamento da CIOPS de Sobral é altamente moderno. “É superior a muitas CIOPS pelo Brasil”, disse.

 

O governador ressaltou ainda que pretende implantar uma CIOPS em Juazeiro do Norte e outra no Sertão Central, reforçando a integração entre todo o Interior. A expectativa é que as células construídas estejam interligadas pela rede de internet do Governo do Estado ao novo prédio da CIOPS, que deverá estar construído até o ano de 2012.

 

Para a reforma das instalações foram gastos R$ 1,622 milhão. Outros R$ 193 mil foram utilizados na aquisição de equipamentos como call centers, mesas e cadeiras. Na CIOPS de Sobral trabalharão 77 profissionais entre colaboradores terceirizados e servidores públicos.

 

11.12.2010

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo:

 Casa Civil – comunicacao@casacivil.ce.gov.br – 85 3101.6247