Funceme registra chuvas da pré-estação

13 de dezembro de 2010 - 17:49

Desde o dia 9 de dezembro, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registra precipitações em vários municípios do Estado. O tempo nublado fez, inclusive, o forte calor dos últimos dias diminuir. A temperatura máxima na Capital, que chegava aos 32°C, agora está em 29°C. Segundo Paulo Barbieri, meteorologista da instituição, os fatores que causaram essas precipitações não têm ligação com o período chuvoso de 2011, ou seja, ainda é cedo para afirmar se teremos muita chuva no próximo ano.

 

“Estamos na pré-estação chuvosa do Ceará, compreendida entre dezembro e janeiro. As chuvas deste período são provocadas por sistemas secundários, que ocasionam chuvas irregulares e que duram cerca de cinco dias. No momento há um cavado de altos níveis atmosféricos agindo sobre o Oceano Atlântico e formando nuvens de chuva sobre o Ceará. A previsão é de que haja precipitações no Estado pelo menos até quarta-feira”, explicou Barbieri.

 

Cariri

 

Além das nuvens formadas pelo cavado de altos níveis, a Região do Cariri também recebeu chuvas pela instabilidade causada na atmosfera por uma frente fria que age sobre a Bahia. “É um somatório de fatores que favorecem as precipitações desde a semana passada. A probabilidade maior é de as chuvas permaneçam na parte Sul do Estado. Até janeiro, teremos a comum oscilação de dias nublados e chuvosos com dias de sol”, afirma o meteorologista.

 

Quadra chuvosa

 

Para definir o prognóstico oficial da quadra chuvosa, a Funceme aguarda a definição da temperatura do Oceano Atlântico, que deve ocorrer na segunda quinzena de janeiro. “Todo o prognóstico depende dessa informação, que ainda não foi obtida. Por outro lado, temos a presença do fenômeno La Niña no Oceano Pacífico, que, normalmente, favorece as chuvas no Ceará. Entretanto, só no fim de janeiro teremos condições de passar uma previsão climática mais confiável da quadra chuvosa”.

 

13.12.2010

 

Assessoria de Imprensa da Funceme:

Guto Castro (comunicacao@funceme.br – 85 3101.1102)