Região dos Inhamuns recebe sementes para a Safra de 2011

17 de dezembro de 2010 - 14:30

Depois do Cariri, é a vez da Região dos Inhamuns receber o lançamento do programa de distribuição de sementes aos agricultores do Ceará – o Hora de Plantar. O secretário do Desenvolvimento Agrário, Antônio Amorim, lança o programa na próxima segunda-feira (20), às 9 horas, no município de Tauá. Em todo o Ceará, 143.887 agricultores serão beneficiados, com um investimento superior a R$ 1,141 milhão.

 

Nos Inhamuns, especificamente, serão beneficiados 8.300 produtores. Segundo o coordenador de Desenvolvimento da Agricultura Familiar da SDA, Itamar Lemos, são mais de 315 toneladas de sementes das culturas de feijão, milho, sorgo, algodão, mamona e girassol. Também serão entregues 88 metros cúbicos de maniva de mandioca; 11.650 mudas de cajueiro; e 350 mil raquetes de palma.

 

De acordo com o titular da pasta, Antônio Amorim, o Estado está bastante otimista em relação ao plantio e safra para 2011. “As sementes trazem para cada agricultor uma nova esperança de vida. A grande maioria destes homens e mulheres do campo vivem exclusivamente do que a terra produz, por isso este momento é tão importante para cada uma dessas pessoas. Nestes sacos de sementes eles levam também o rumo de suas vidas. É através do plantio que eles conseguem o sustento para viver e a permanência do agricultor no campo”, explicou Amorim.

 

As sementes e mudas do Hora de Plantar são de elevado potencial genético, o que favorece o fortalecimento da agricultura familiar, aumentando produtividade e renda dos produtores rurais. De acordo com o secretário Amorim, a cadeia está fechada para que todos tenham uma boa safra. “No mais é aguardar para que o inverno seja regular”, projeta.

 

Na ocasião, será assinado contrato para a aquisição de materiais elétrico, hidráulico e de rede de energia para irrigação do Perímetro Cachoeirinha, na comunidade Cachoeirinha do Pai Senhor, no município de Tauá. O contrato será firmado entre o Governo do Estado e a empresa Arnóbio Araújo Vieira – ME, no valor de R$ 60.983,41.

 

BIOCOMPOSTAGEM ORGÂNICA – Ainda na próxima segunda-feira (20), o secretário Antônio Amorim inaugura uma minifábrica de biocompostagem orgânica no município de Monsenhor Tabosa. A minifábrica foi instalada na comunidade São Jorge, visando aproveitar matéria orgânica para transformar em adubo para o solo.

 

17.12.2010

Assessoria de Imprensa da SDA

Kélia Jácome  (keliajcastro@gmail.com / 85 3101.8137 – 8843.3425)