Começam obras de recuperação do teto da Igreja Matriz de Aquiraz

22 de dezembro de 2010

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) deu início a obra de recuperação emergencial do teto da Igreja Matriz de São José de Ribamar, em Aquiraz. A coberta será completamente revisada e recuperada com a troca de telhas e a instalação de uma proteção em policarbonato entre o telhado e o forro, que impedirá que futuras goteiras atinjam os painéis. A medida preventiva tem o intuito de preservar, antes da chegada da estação chuvosa, o forro da Igreja onde estão 12 painéis centenários.

Na obra serão investidos R$ 36,5 mil e deve ser concluída em, no máximo, 45 dias. Em virtude da urgência, antes mesmo que a obra inicie uma estrutura de lona será instalada sobre o telhado para evitar goteiras.

Painéis – Os 12 painéis são pintados a óleo sobre a madeira que forram o teto da capela-mor da Igreja Matriz de São José de Ribamar. As pinturas, de autoria e data ainda desconhecida, formam um dos conjuntos de pinturas mais antigas do Estado do Ceará, representando cenas da vida da Sagrada Família. José é o único, dentre os demais personagens, que é apresentado nos 12 painéis. As composições denotam que o autor ou autores conheciam as escrituras bíblicas, inclusive os livros apócrifos. Embora, possivelmente, há quase três séculos estejam as pinturas no mesmo local, pouco se sabe de sua história.

A Igreja Matriz de Aquiraz pertence à Arquidiocese de Fortaleza e é protegida pelo Tombo Estadual do Ceará como Patrimônio Histórico e Artístico Cultural, através do Decreto Nº 16.237, de 30/11/1983.

 

Sugestão de entrevistas

Auto Filho – Secretário da Cultura do Estado do Ceará
Dráulio Araújo – Coordenador de Patrimônio Histórico e Cultural da Secult – 3101.6787/6786
Padre Antonio Robério Martins de Queiroz – Pároco da Igreja Matriz de Aquiraz: 3361.1122 e 8850.1377.
Lúcia Helena Galvão – autora do livro Painéis de Aquiraz – jóias da arte popular do Ceará: luciagalvao@terra.com.br

 

22.12.2010

Assessoria de Imprensa da Secult

Bianca Felippsen / Fábio Marques (imprensa@secult.ce.gov.br / 85 3101.6761 – 3101.6759)