Operação do SAMU atenderá 31 municípios no Natal e Ano Novo

23 de dezembro de 2010 - 15:46

Sete ambulâncias novas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) serão utilizadas na operação que o Polo 1 do SAMU Ceará 192 realizará do dia 24 de dezembro de 2010 ao dia 1º de janeiro de 2011, durante as festas de final de ano. A operação dará prioridade às CEs 040 e 060 e vai cobrir os 14 municípios do SAMU Litoral Leste mais 17 municípios do Maciço de Baturité e da Região Metropolitana de Fortaleza. Ao todo serão utilizadas 16 ambulâncias básicas, quatro UTIs móveis e duas motolâncias. Nos plantões atuarão 27 médicos, 10 enfermeiras, 30 técnicos de enfermagem, 50 socorristas, além de telefonistas e pessoas de apoio.

Durante a operação, o SAMU Ceará 192 fixará bases com uma UTI móvel e uma ambulância básica nos municípios de Caucaia e Pacatuba. Os municípios de Maranguape, Aracoiaba e Baturité terão uma ambulância básica cada um. Os municípios do Litoral Leste contarão com duas UTIs móveis e 11 ambulâncias básicas. No Litoral Leste, a operação cobrirá os municípios de Aquiraz, Aracati, Beberibe, Cascavel, Chorozinho, Eusébio, Fortim, Horizonte, Icapuí, Itaiçaba, Itaitinga, Ocara, Pacajus e Pindoretama.

Na Região Metropolitana de Fortaleza e Maciço de Baturité, os municípios cobertos são Caucaia, Acarape, Aracoiaba, Aratuba, Barreira, Baturité, Capistrano, Guaiuba, Guaramiranga, Itapiúna, Maracanaú, Maranguape, Mulungu, Pacatuba, Pacoti, Palmácia e Redenção.

O Polo 1 do SAMU Ceará 192 está estruturando uma frota de 43 veículos, entre ambulâncias de resgate e UTIs móveis. Serão 29 veículos novos, que se somarão aos 14 já existentes no SAMU Litoral Leste. A cobertura do Polo 1 do SAMU Ceará 192 será de 2 milhões de habitantes de 41 municípios do Maciço de Baturité, litorais leste e oeste, e da Região Metropolitana de Fortaleza. A exceção é a capital, que tem SAMU municipal. A expectativa é de que já em janeiro todos os novos veículos estejam regularizados para o Polo 1 do SAMU Ceará entrar em plena operação.

Tudo começou na última semana de dezembro de 2007, quando o SAMU Litoral Leste, em fase experimental, começou a funcionar. Eram 14 ambulâncias. Duas delas, com UTIs móveis. Agora se expande e acelera na universalização, com os serviços de urgência nos 184 municípios cearenses.

 

23.12.2010

Assessoria de Imprensa da Sesa

Selma Oliveira (soliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220)