Recuperação das instalações da Ponte dos Ingleses está em processo de licitação

27 de dezembro de 2010 - 14:00

A Secretaria do Turismo do Estado (Setur) enviou à Procuradoria Geral do Estado (PGE) o edital de licitação para reforma e recuperação das instalações da Ponte dos Ingleses. A iniciativa tem como objetivo oferecer melhor conforto e segurança aos visitantes da Ponte dos Ingleses, no que se refere à infraestrutura de acesso e conservação do local. Os envelopes com as propostas serão abertos em 10 de janeiro de 2011, às 15h.

Localizada em um dos espaços mais turísticos de Fortaleza, a Praia de Iracema, a Ponte dos Ingleses, mais conhecida como Ponte Metálica, é ponto de observação de golfinhos e um lugar perfeito para observar o pôr-do-Sol.  Atualmente, existe no local uma pequena galeria de arte e um observatório marinho de propriedade da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Para reformar e conservar o local, serão investidos cerca de R$ 346.109,39, oriundos do Tesouro Estadual. Dentre outros serviços, serão realizados tratamentos e aplicação de hidrofugante onde há estrutura onde existe o concreto armado. Onde há tábuas danificadas, o piso será trocado e receberá uma aplicação de cupinicida e verniz naval. A pintura existente deverá ser removida e promovido tratamento contra insetos e cupins.  Ao todo, a Ponte possui 120 metros de comprimento, incluindo muretas de proteção e piso de madeira.

A última recuperação do equipamento ocorreu  no ano 1994, quando a Câmara Municipal de Fortaleza aprovou projeto determinando sua recuperação por  ação tomada pela Secretaria da Cultura do Estado na época. O projeto recuperou a estrutura para uso público e urbanizou para uso de lazer.

Confira o edital no site da Seplag (em consulta de licitações), no link abaixo:

http://licita.seplag.ce.gov.br/pub/145664/TOMADA DE PREÇOS Nº 20100005 – SETUR( RECUP. PONTE DOS INGLESES).pdf

27.12.2010

Assessoria de Imprensa da Setur

Carmen Inês Matos Walraven (carmeninesm@hotmail.com / 85 8732.2041 – 3101.4661)