Governador responde a internautas online via rede social

5 de janeiro de 2011

Nesta quarta-feira (05) a população teve a oportunidade de fazer perguntas diretamente ao Governador do Estado, Cid Gomes, sobre ações e projetos para os próximos quatro anos de gestão. Direto do futuro gabinete localizado no Palácio da Abolição, Cid respondeu online a dezenas de internautas através da rede social twitter. Durante o bate-papo, ele falou sobra a inauguração da Linha Sul do Metrô de Fortaleza, Plano de Cargos e Carreiras dos servidores estaduais da saúde, e instalação do Cinturão Digital do Ceará (CDC). Além disso disse que fará mensalmente essa interação com a população e recomendou que cada secretário do Estado fizesse o mesmo.

 

Cid iniciou o bate papo fazendo uma análise sobre o Governo de Dilma. O Governador confessou está na expectativa de que a Presidenta faça um bom mandato. “Acho que a Dilma deverá fazer uma primeiro mandato bem melhor do que o primeiro governo do Lula. Não há como comparar quatro anos com oito anos de governo. Vamos ver se ela vai para os oito anos também”. Cid também informou que vai se reunir com a bancada federal na próxima sexta-feira (07).

 

Sobre as obras que serão inauguradas ao longo desses quatros anos, Cid falou sobre a implantação do Centro de Eventos do Ceará (CEC), que terá suas obras finalizadas em julho deste ano. O equipamento, localizado na Avenida Washington Soares, terá a capacidade de abrigar simultaneamente 70 eventos. A ideia é atrair o turismo de negócios e eventos para o Estado. Sobre os túneis de acesso ao CEC, Cid informou que eles serão inaugurados no final deste ano. “As obras no entorno (como os túneis) demoram um pouco mais para ficar prontas. É uma obra mais complexa e deverá ficar pronta somente no fim do ano”, explicou.

 

Outra importante obra citada na conversa foi a reforma do Estádio Castelão, que sediará jogos da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014. Segundo o Governador, no dia 30 de abril de 2013 o novo estádio será entregue a população. Com essa data será possível o Estado sediar também a Copa das Confederações e uma festa de abertura do Mundial em 2014. Ainda sobre a Copa, ele lembrou que o Governo do Estado está responsável pela construção de um Veículo Leve sobre Trilho (VLT), que ligará os bairros Mucuripe e Parangaba, com uma estação no entorno do Estádio. “O projeto desse VLT já foi concluído e em breve vamos iniciar a licitação para dá início as obras”, informou.

 

A linha Sul do Metrô de Fortaleza será outra importante obra do Governo inaugurada este ano. Essa Linha ligará a Estação Vila das Flores, em Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza, até a Estação João Felipe, no Centro da Capital. O trecho tem 24 quilômetros, sendo 18 quilômetros através da superfície, 3,8 quilômetros subterrâneos e 2,2 quilômetros em elevado. “O Metrofor teve muitos problemas em anos anteriores. No entanto, nunca teve um ritmo tão acelerado como agora. Nesse momento, há 3 mil pessoas trabalhando nas duas frentes. Os trens que vão compor essa linha já estão chegando. Até o final deste ano vamos inaugurar essa fase do Metrô”, garantiu.

 

Questionado sobre o PCC dos servidores estaduais da saúde, Cid reafirmou seu compromisso em implantar o PCC dos servidores de nível médio. Na oportunidade ele confirmou que o reajuste dos servidores públicos estaduais será a inflação acumulada de julho a dezembro de 2010 acrescido de 2%, e data base será o mês de janeiro. “Os servidores que quiserem poderão mudar sua carga horária de seis horas diárias para oito horas, com aumento de 33% no salário”, informou. Essas medidas serão votadas na Assembleia Legislativa (AL) durante período extraordinário no começo de fevereiro.

 

Os internautas também questionaram qual o projeto do Governo para baratear o acesso a internet banda larga. Segundo Cid, o Estado está implantado o Cinturão Digital, um dos projetos mais avançados do Brasil nessa área, que vai cobrir 92% da área urbana do Ceará com internet banda larga. “A ideia é criar uma sociedade de propósito específico para administrar o CDC com a garantia de que a população pagará menos para ter internet em casa. O objetivo é baixar o preço para R$ 30, R$ 35 reais por mega””, explicou. A estrutura do CDC já foi toda implantada, e as rotas Fortaleza-Morada Nova e Fortaleza-Sobral já estão funcionando em fase de testes.

 

Um dos últimos assuntos foi segurança, quando internautas perguntaram sobra a troca de turnos do  Ronda do Quarteirão.”Eu acho que deva mudar. Não faz sentido todo mundo trocar na mesma hora e não ficar ninguém no serviço. Nem faz sentido ficar sempre no mesmo horário, tem que revezar. Com certeza o Cel. Bezerra fará essas alterações, mas as coisas têm que ser feitas com calma, sem precipitação”, analisou.

 

O Governador encerrou a conversa com mais de 450 internautas tendo acessado o Twitcam (ferramenta do twitter para o bate-papo ao vivo).“Vou me comprometer a todo mês fazer isso. Acho que isso é construtivo. É bom para mim. E as pessoas tem a oportunidade de apresentar os problemas ”, finalizou Cid.

 

05.01.2011

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3101.6247)