Prova da seleção da Residência Médica e em Medicina de Emergência será domingo (9)

7 de janeiro de 2011

A data da realização da prova escrita para os processos seletivos 2011 para o ingresso na Residência Médica e Residência em Medicina de Emergência será no dia 09 de janeiro de 2011. O local e o horário, no entanto, não foram alterados. Será às 8 horas, na Faculdade Christus sede Dom Luiz, na Avenida Dom Luiz, 911, esquina com a Rua Coronel Linhares, no bairro Meireles, Fortaleza. A seleção é promovida pela Secretaria da Saúde do Ceará (SESA) e coordenada pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), através da Coordenadoria de Residências em Saúde.

 

Para a Residência Médica, estão sendo ofertadas 211 vagas para 46 especialidades. Os residentes serão lotados nos hospitais da rede pública estadual: Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS), Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ), Hospital de Saúde Mental de Messejana (HSMM), Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA) e Centro de Referência Nacional em Dermatologia Sanitária Dona Libânia(Dona Libânia).

 

Para a Residência em Medicina de Emergência do Complexo Emergencial Fortaleza e Santa Casa de Misericórdia de Sobral, serão oferecidas 10 vagas para o programa inicial de 03 anos e 06 vagas para R4 Opcional, a serem distribuídas nos hospitais participantes do complexo emergencial.

 

A seleção constará de prova escrita e entrevista, com análise curricular, sendo a primeira de caráter eliminatório. O gabarito da prova objetiva será divulgado após sua realização e afixado nas dependências da Faculdade Christus. O resultado final será divulgado no site da ESP-CE (www.esp.ce.gov.br).

 

Prova

Em relação à Residência Médica, a seleção constará de prova escrita e entrevista com análise curricular. As questões da prova escrita serão elaboradas preferencialmente,  observando  a  bibliografia  básica  e complementar, constante no Manual do Candidato, prevalecendo às mesmas sobre qualquer outra bibliografia, em caso de discordância de conteúdo ou informação técnica.

 

Aos candidatos das áreas básicas e dos programas de acesso direto, será aplicada uma prova geral, com 100 quesitos do tipo múltipla escolha, envolvendo conhecimentos de Medicina Preventiva e Social (20), Clínica Médica (20), Cirurgia (20), Pediatria (20) e Obstetrícia e Ginecologia (20), cujos conteúdos programáticos figuram no Manual do Candidato.

 

Para os candidatos aos demais programas ou áreas de atuação, com exigência de pré-requisito, será aplicada uma prova de especialidade ou específica, com 50 quesitos do tipo múltipla escolha, versando, respectivamente, sobre as especialidades médicas.

 

No caso da Residência em Medicina de Emergência, será aplicada uma prova geral, com 100 quesitos do tipo múltipla escolha, envolvendo conhecimentos de Medicina Preventiva e Social, Clínica Médica, Cirurgia, Pediatria e Obstetrícia e Ginecologia.  Aos candidatos para a Residência em Medicina de Emergência R4 será aplicada uma prova específica, com 50 quesitos do tipo múltipla escolha, versando sobre temas relacionados às emergências médicas.

 

Mais informações
Coordenadoria de Residências em Saúde da ESP-CE
(85) 3101.1424 / 3101.1415
cerme@esp.ce.gov.br

www.esp.ce.gov.br

 

07.11.2011 

 

Assessoria de Comunicação da ESP-Ce

Marcos Saudade (85) 3101.1412