Combate às drogas: Ceará tem projetos aprovados por órgãos federais

11 de janeiro de 2011 - 14:05

A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) e o Ministério da Saúde aprovaram projetos de sete comunidades terapêuticas do Estado. O objetivo principal é a ampliação do número de leitos e serviços destinados aos usuários de crack e outras drogas no País. O Ceará foi o quinto colocado no número de projetos aprovados.

 

De acordo com o presidente do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Cepod), Hermann Normando, o Ceará contará com mais 123 leitos, para tratar dos usuários de drogas. “Existem hoje 35 leitos disponibilizados pela Secretaria de Saúde do Estado, além das comunidades terapêuticas”, destaca Hermann.

 

Em todo País foram aprovados 78 projetos provenientes de 12 Estados e do Distrito Federal (DF). Eles serão beneficiados com o apoio financeiro do Governo Federal para utilização de 985 leitos de acolhimento aos usuários de drogas em comunidades terapêuticas de 76 municípios.

 

O Governo Federal destinou R$ 410 milhões para as ações imediatas previstas no Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, que serão utilizados na execução dos projetos aprovados. O Plano foi instituído pelo Presidente da República, através do Decreto nº 7.179 de 20 de maio de 2010, para tratar da prevenção, do tratamento e da reinserção social dos usuário de drogas lícitas e  
ilícitas. A ideia é estruturar, integrar, articular e ampliar as ações voltadas para dependentes químicos, contemplando a participação dos familiares e a atenção aos públicos vulneráveis como crianças e adolescentes.

 

Projetos em números em todo País

Aprovados em todo País – 78

Estados beneficiados – 13

Total de leitos – 985

No Ceará

Aprovados – 7

Total de Leitos – 123

Comunidades Beneficiadas no Estado

Associação Ágape – 20 leitos

Projeto o Martelo de Jesus – 20 leitos

Obra Social Nossa Senhora da Glória Fazenda Esperança – 20 leitos

Centro Espírita Fé, Esperança e Caridade – 20 leitos

Centro de Recuperação Nova Vida – 20 leitos

Fazenda Esperança  – 20 leitos

Crema – 3 leitos

 

11.01.2011

Assessoria de Imprensa da SSPDS

Henrique Silvestre / Joslen Herbster (ascom@sspds.ce.gov.br / 85 3101.6517 – 3101.6518)