Pré-estação causa chuva em 151 municípios cearenses

11 de janeiro de 2011 - 18:03

A chuva que surpreendeu os cearenses no início desta semana ainda não pode ser considerada como o início do período chuvoso no Ceará. Apesar de ter chovido em 151 municípios, somente na segunda-feira, 10, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) informa que o sistema causador das precipitações ainda são aqueles típicos da pré-estação chuvosa.

 

“Um vórtice ciclônico se formou sobre o oceano atlântico, ao leste do Nordeste brasileiro. Isso causa instabilidade na atmosfera e forma nuvens de chuva. Além disso, o sistema atraiu a Zona de Convergência Intertropical para o Ceará, o que influencia na formação de nuvens carregadas. Com a atuação dos dois sistemas, tivemos boa quantidade de chuva, mas para os próximos dias, a tendência é de tempo parcialmente nublado com chuvas isoladas em todas as regiões cearenses”, informou o meteorologista Paulo Barbieri.

 

Na segunda-feira, a Funceme contabilizou o maior volume de precipitação no município de Viçosa do Ceará, com 164 milímetros. Na Capital, choveu 128,8 milímetros.

 

A reunião para elaboração do prognóstico oficial da quadra-chuvosa no Ceará acontece nos próximos dias 18 e 19 de janeiro. A divulgação do documento acontecerá em coletiva de imprensa marcada para às 9h da manhã do dia 19.

 

11.01.2011

Assessoria de Imprensa da Funceme

Guto Castro (comunicacao@funceme.br / 85 3101.1102 – 8814.4194)