Programação cultural celebra Dia do Ceará

16 de janeiro de 2011 - 03:00

Nesta segunda-feira, dia 17 de janeiro, o Governo do Estado realiza a solenidade de comemoração ao Dia do Ceará, que resgata os valores cívicos da população do Estado. A cerimônia oficial acontece em Aquiraz, primeira capital do Estado, na Praça das Flores, às 8 horas. Em seguida, também em Aquiraz, acontecerá uma visita Guiada ao Museu Sacro São José do Ribamar e, no anexo ao Museu haverá a exposição de artes plásticas “Caminhos da serigrafia do artista Zé Tarcísio” e uma Feira de Artesanato. A população de Aquiraz também poderá conferir, a partir das 9 horas, na Praça da Matriz, a biblioteca Volante da Secretaria da Cultura. Ainda na Praça da Matriz de Aquiraz, a partir das 17 horas, será a vez de conferir as apresentações do Maracatu Az de Ouro e um show da dupla Ítalo e Reno.
As atividades de comemoração ao Dia do Ceará também se estendem a Fortaleza. No Theatro José de Alencar, às 18 horas, acontece a apresentação da Camerata Eleazar de Carvalho. No Museu da Imagem e do Som, o memorialista Miguel Ângelo de Azevedo, o Nirez, faz uma palestra sobre a História do Ceará na Música Popular Brasileira no período da cera (1902 a 1962), às 15 horas. No Sobrado Dr. José Lourenço, acontecerá a exposição-relâmpago “Com o Ceará no coração”, das 10 horas às 19 horas.
Dia do Ceará – O Dia 17 de janeiro faz parte do calendário oficial de eventos do Estado por meio da lei nº13.470, de 18 de maio de 2004, que instituiu a data comemorativa que referencia o dia em que o Ceará ganhou autonomia da Capitania de Pernambuco, em 1799. A emancipação do Ceará foi garantida por Carta Régia assinada pela Imperatriz de Portugal, D. Maria I, em virtude do crescimento populacional e econômico que a antiga capitania do Ceará apresentava em 1799.  A Lei estadual determina a realização anual de um evento oficial em Aquiraz, primeira capital do Estado, por ocasião da data. Além disso, órgãos e entidades da administração estadual, assim como as escolas da rede pública estadual de ensino, devem promover o Dia do Ceará.
16.01.2011
Secretaria da Cultura do Estado
Sonara Capaverde