Nascem os primeiros filhos dos Caprinos Transgênicos produzidos na UECE

17 de janeiro de 2011

Nasceram recentemente nas instalações do Laboratório de Fisiologia e Controle da Reprodução (LFCR) da Faculdade de Veterinária (Favet) da Universidade Estadual do Ceará (Uece), no Campus do Itaperi, os primeiros filhotes dos caprinos fundadores transgênicos para o Fator Estimulante de Colônia de Granulócitos humano (hG-CSF). Para este fato, os pesquisadores do LFCR realizaram a fecundação de cabras não transgênicas com sêmen do animal transgênico, e obtiveram o desenvolvimento de cinco cabras prenhes. Destas nasceram sete  filhotes, sendo que quatro deles foram comprovados como transgênicos (dois machos e duas fêmeas).

 

Para o coordenador do LFCR, professor pesquisador Vicente José de Figueiredo Freitas, este foi um grande passo para formação de um futuro rebanho transgênico, secretando hG-CSF em seu leite e propiciando a possibilidade de produzir a proteína recombinante em escala comercial. Isto facilitará a posterior produção do medicamento, o qual poderá ser usado no tratamento de imunodeficiências.

 

Esta é mais uma comprovação do desenvolvimento que a Uece vem experimentando também na área da pesquisa. Aliás, a sociedade científica internacional reconhece os resultados obtidos pelo grupo do LFCR como demonstra a divulgação da foto do casal de caprinos na versão 2011 do calendário que a International Society for Transgenic Technologies (ISTT), sociedade sem fins lucrativos que agrupa as principais instituições e cientistas que trabalham na área de  
transgênese animal.

 

Contato pelo telefone: 3101.9861.

 

17.01.2011

Assessoria de Imprensa da UECE

Fátima Serpa (mfserpa@uece.br / 85 3101.9605)