Metrô do Cariri é finalista em prêmio nacional de sustentabilidade

24 de Janeiro de 2011

O Metrô do Cariri é um dos 10 finalistas do Prêmio GreenBest. A eleição, promovida pela empresa Greenvana, reconhece empresas, instituições, projetos, produtos e serviços em seus setores que mais se destacaram no consumo ou em iniciativas sustentáveis. O empreendimento cearense está concorrendo no Grupo Inovação, Tecnologia e Infraestrutura, na Categoria Transportes.
Haverá dois vencedores em cada categoria: um escolhido através de votação popular e outro por votação do júri oficial formado pela Academia GreenBest, composta por especialistas em cada tema. Os votos passaram a ser computados a partir do último dia 17 de janeiro no site www.greenbest.com.br. Os vencedores receberão o troféu GreenBest e diploma em cerimônia de premiação a ser realizada em 17 de maio deste ano.

 

O Metrô do Cariri foi inaugurado no dia 1º de dezembro de 2010 e é o primeiro projeto do Governo do Ceará de requalificação do transporte ferroviário de passageiros no interior do Estado. O sistema liga Juazeiro do Norte ao Crato ao longo de 13,6 quilômetros e é operado com veículos leves sobe trilhos (VLTs), que estão ganhando o mundo como uma solução inteligente na área de transporte e de menor impacto ambiental.

 

Os VLTs que operam no Cariri usam uma tecnologia local, visto que são fabricados pela Empresa Bom Sinal de Barbalha. A fabricação das composições estimulou a indústria ferroviária nacional, que não produzia novos trens desde a década de 1970.

 

24.01.2010

Assessoria de Imprensa do Metrô de Fortaleza

Viviane Lima (viviane@metrofor.ce.gov.br / 85 3101.7183 – 8724.2147)